Unifacisa - mai 4, 2021

Perfil X Profissão: como escolher o curso certo? Confira!

Quem sonha em conquistar o diploma de ensino superior, em algum momento, deve ter se perguntado: como escolher o curso certo? Afinal, a escolha de uma profissão depende de diversos fatores, como o mercado de trabalho e o perfil do profissional.

Por isso, é importante conhecer o perfil do profissional de exatas, humanas e biológicas, bem como quais são as opções de curso para cada uma dessas áreas do conhecimento. Dessa forma, aumentam muito as chances de você escolher o curso ideal para o seu futuro profissional de sucesso.

Sendo assim, leia este post até o final e descubra qual é o perfil do profissional de cada área do conhecimento e quais são as opções de curso para quem quer fazer faculdade em Campina Grande, além de dicas valiosas para saber como escolher o curso certo. Confira agora!

O perfil do profissional das áreas de exatas, humanas e biológicas

Os cursos de graduação são divididos em três grandes áreas do conhecimento: exatas, humanas e biológicas. Por isso, para acertar na escolha do curso, é fundamental entender qual dessas áreas do conhecimento combina mais com você. Afinal, é importante que você tenha afinidade com o que vai aprender na faculdade e exercer no dia a dia da sua profissão. Confira, a seguir, o perfil do profissional de cada uma das áreas do conhecimento.

Humanas, Exatas ou Biológicas: qual dessas áreas combina mais com você?

O perfil do profissional de exatas

Será que um curso da área de exatas é ideal para o seu sucesso profissional? Entenda, em detalhes, como é o perfil de quem trabalha nessa área e descubra se combina com você.

O objeto de estudo da área de exatas

A matemática é o grande instrumento de estudo da área de exatas, uma vez que essa área do conhecimento se dedica a estudos quantificáveis. Portanto, o estudante de exatas aprende sobre cálculos, equações numéricas, estatísticas etc. Por sua vez, o profissional aplica esses conhecimentos para resolver desafios e encontrar soluções em diversos setores, como engenharia, programação, entre outros.

Os interesses do estudante e do profissional de exatas

De modo geral, quem opta por um curso da área de exatas costuma ter afinidade com os números e gostar de novidades tecnológicas, pois os profissionais dessa área precisam de raciocínio lógico e interesse em resolver desafios, afinal, costumam levantar hipóteses e realizar cálculos matemáticos para encontrar soluções aos mais variados problemas.

Ou seja, os principais interesses dos estudantes e dos profissionais de exatas são: tecnologia, resolução de desafios, contas matemáticas, raciocínio lógico, inovação etc.

As tendências no mercado de trabalho para o profissional de exatas

Essa é a área mais diretamente afetada pelos avanços tecnológicos, logo, se você se interessa por inovações tecnológicas, saiba que um grande campo de oportunidades no ramo da tecnologia está crescendo para quem opta por um curso de exatas. Algumas tendências fortes na área são jogos digitais e sistemas de informação.

Ensino Híbrido: o protagonismo do aluno no seu aprendizado

O perfil do profissional de humanas

Se os números não chamam a sua atenção, então, pode ser que o seu perfil corresponda à área de humanas. Entenda, a seguir, como é o perfil do profissional dessa área do conhecimento.

O objeto de estudo da área de humanas

A área de humanas tem o ser humano como o seu principal objeto de estudo. Isso significa que o profissional da área costuma ter uma visão mais crítica diante da sociedade e do mundo, afinal, os conhecimentos adquiridos ao longo do ensino superior servem ao corpo social. Sendo assim, os estudantes da área de humanas costumam gostar bastante de história, geografia, português, sociologia e filosofia.

Os interesses do estudante e do profissional de humanas

Os profissionais dessa área costumam ter um interesse em comum: a leitura. Isso porque, ao longo do curso e da profissão, é importante ler obras de diversos autores que contribuem para o entendimento do ser humano e para a construção dessa ciência.

Mas não basta gostar de ler, também é importante saber se comunicar muito bem, seja por meio da linguagem falada, seja por meio da escrita. Afinal, é fundamental refletir sobre os conhecimentos adquiridos e, então, conseguir expressar os resultados de suas reflexões.

As características marcantes do profissional de humanas

Os estudantes e profissionais da área têm característica analítica e questionadora, uma vez que são profissionais com um alto senso crítico e com pouco conformismo. Portanto, os profissionais de humanas são bastante curiosos, comunicativos, criativos, empáticos, críticos e questionadores.

O perfil do profissional de biológicas

Não se identificou nem com o perfil de exatas e nem com o perfil de humanas? Calma, muito provavelmente o seu perfil corresponde à área de biológicas. Confira!

O objeto de estudo da área de biológicas

A escolha por um curso de graduação da área de biológicas é ideal para quem se interessa pelo estudo da origem, da evolução e do funcionamento dos seres vivos, assim como o estudo do meio ambiente. Isso porque essa área do conhecimento tem como instrumento de estudo os organismos vivos e a relação desses seres com o meio.

Os interesses do estudante e do profissional de biológicas

Os estudantes e profissionais da área costumam ser pessoas que se interessam pela busca de soluções de problemas referentes à biologia por meio do método científico. Logo, alguns interesses comuns são: o entendimento do meio ambiente, a compreensão do funcionamento do corpo humano ou animal, a vontade de encontrar a cura e o tratamento para doenças etc.

A importância do profissional de biológicas

O conhecimento da área de biológicas é indispensável para a saúde e o bem-estar de todos os seres vivos. Afinal, os profissionais da área são fundamentais na descoberta de curas e tratamentos de doenças humanas ou animais, bem como para a preservação do meio ambiente, entre outras funções essenciais para a vida na Terra.

Nova call to action

Opções de curso de graduação em cada área

Após compreender qual é o seu perfil, é importante conhecer as opções de profissão. Portanto, confira, a seguir, as alternativas de cursos presenciais e semipresenciais para quem vai cursar o ensino superior em Campina Grande.

Os cursos da área de exatas

Verifique a lista de cursos para quem se identifica com a área de exatas.

Ciências Aeronáuticas

O profissional de Ciências Aeronáuticas está apto para atuar como piloto executivo ou de linha aérea, entre outras funções de um piloto comercial. O curso é presencial e algumas das disciplinas estudadas são: Técnicas de Pilotagem Avançadas, Fundamentos da Matemática, Informática Aplicada, Inglês Científico, Manutenção de Aeronaves etc.

Engenharia Civil

Esse é mais um curso presencial para quem quer fazer faculdade em Campina Grande e se identifica com o perfil de exatas. Quem estuda Engenharia Civil se forma um engenheiro capacitado para desempenhar as funções técnicas da construção civil. Algumas das disciplinas do curso são: Cálculo, Estatística Aplicada, Hidráulica, Topografia etc.

Além dessas graduações, outras opções para os estudantes de exatas são os cursos de Jogos Digitais e Sistemas de Informação.

Os cursos da área de humanas

Verifique a lista de cursos para quem se identifica com a área de humanas.

Administração

O curso de Administração forma profissionais aptos para reconhecer e definir problemas e soluções, sendo capazes de atuar nas mais diversas áreas da administração. Alguns exemplos de disciplinas são: Organizações e Sociedade, Filosofia e Formação Humana, Direito na Organização, Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas etc.

Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto e urbanista conta com uma formação humanística e tecnológica, sendo capaz de pensar, desenhar e planejar as construções e a cidade. Algumas disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo são: Sociologia Urbana, Psicologia Ambiental, Estética e História da Arte, Topografia etc.

Direito

Quem se forma em Direito está preparado para representar e defender os cidadãos e seus interesses por meio de uma visão humanística. Alguns exemplos do conteúdo aprendido no curso são: Filosofia Geral e Jurídica, Ética Geral, Linguagem e Argumentação Jurídica, Psicologia Aplicada ao Direito, etc.

Os cursos da área de biológicas

Verifique a lista de cursos para quem se identifica com a área de biológicas.

Educação Física

O curso de Educação Física é oferecido nas opções de bacharelado e licenciatura, sendo possível fazer um curso semipresencial na modalidade de bacharelado. O profissional da área é fundamental para a promoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. Algumas disciplinas do curso são: Anatomia Humana, Bioquímica, Nutrição e Atividade Física, Fisiologia Humana etc.

Medicina

A Medicina é a profissão certa para quem deseja cuidar de pessoas e promover a saúde. Alguns exemplos de disciplinas aprendidas no curso são: Histologia e Embriologia Geral, Bioquímica Médica, Farmacologia, Epidemiologia etc.

Além desses cursos, o estudante da área de biologia também conta com opções de curso semipresencial de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Psicologia. Por sua vez, na opção presencial, o aluno também conta com os cursos de Odontologia e Medicina Veterinária.

Como escolher o curso certo

Após entender qual é o perfil do profissional de cada área do conhecimento e quais são as opções de cursos para exatas, humanas e biológicas, é importante realizar uma pesquisa sobre o mercado de trabalho e o dia a dia da profissão.

Algumas dicas importantes são:

  • converse com estudantes do curso de seu interesse;
  • converse com profissionais que já estão no mercado de trabalho;
  • pesquise a média salarial do profissional da área;
  • conheça as tendências para o futuro da profissão.

Portanto, é possível compreender os diferentes perfis profissionais e as opções de curso para quem sonha em fazer uma faculdade em Campina Grande, além de dicas de como escolher o curso certo.

Aprofunde-se ainda mais no assunto e descubra o curso de graduação ideal para você! Leia, agora mesmo, o nosso e-book Humanas, exatas ou biológicas: qual dessas áreas combina mais com você?

Humanas, Exatas ou Biológicas: qual dessas áreas combina mais com você?

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso