Unifacisa - abr 28, 2021

Por que que a Nutrição é tão importante para o mercado?

Antes de escolher um curso de graduação, é fundamental compreender como é o mercado de trabalho na área. Afinal, é importante investir em uma profissão relevante para o mercado, a fim de garantir empregabilidade, um bom salário e uma variação de oportunidades. Por isso, se você pensa em fazer um curso de Nutrição, certamente, quer saber qual a importância dessa profissão para o mercado e a sociedade.

Dessa forma, para fazer a escolha certa para o seu futuro profissional e construir uma carreira bem-sucedida, entenda, agora, como está o mercado de trabalho para Nutrição e qual a importância do nutricionista. Leia até o final e saiba tudo sobre Nutrição!

Como está o mercado de trabalho para Nutrição

O nutricionista é fundamental para a elaboração de cardápios e cronogramas alimentares que atendem às necessidades nutricionais da população. Portanto, é uma profissão indispensável para mudanças de hábitos alimentares com o objetivo de promover uma alimentação saudável.

Nutrição

Sendo assim, o mercado de trabalho para nutricionista é bastante amplo, uma vez que o cuidado com a alimentação é essencial para a saúde de todos os seres humanos, sem exceção. Logo, o profissional da área encontra emprego em clubes esportivos, hospitais, escolas, restaurantes, empresas, indústrias, clínicas etc.

Além do mais, o cuidado com a saúde e o bem-estar nunca esteve tão em evidência. A prova disso é que as Nações Unidas entende a promoção da saúde e do bem-estar como uma das suas principais metas no programa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

A verdade é que mais e mais pessoas procuram um nutricionista para corrigir os seus hábitos alimentares e proporcionar uma vida saudável. Portanto, quem optar por um curso de Nutrição em Campina Grande, certamente vai encontrar um mercado de trabalho aquecido para o exercício da profissão.

Uma vez que o mercado de trabalho para Nutrição é bastante promissor, você deve estar se perguntando quais são as áreas de atuação em alta no mercado. Prossiga com a leitura e descubra!

Leia também:

As tendências do mercado para quem faz faculdade de Nutrição

O mercado de trabalho para nutricionista é amplo e oferece opções de atuação em diversos segmentos. Sendo assim, listamos algumas áreas que estão em evidência e que podem proporcionar uma carreira de sucesso para o estudante do curso de Nutrição em Campina Grande.

Indústria de alimentos

A indústria de alimentos necessita de nutricionistas para atuar nas etapas de produção de alimentos. Essa área de atuação está em alta e é uma forte tendência, pois a alimentação saudável está cada vez mais em foco, obrigando as indústrias a reconhecerem a importância do profissional de Nutrição.

Nutrição esportiva

As pessoas estão cada vez mais interessadas em uma vida saudável e fisicamente ativa. Portanto, ocorre um aumento da prática de atividades físicas e da procura por nutricionistas focados na área esportiva.

O profissional desse segmento costuma atender em academias, clubes esportivos, spas, centros estéticos, entre outros locais.

Saúde coletiva

Esse segmento tem como objetivo cuidar de problemas como a obesidade e a desnutrição, entre outras doenças relacionadas à alimentação. Muitas vezes, os nutricionistas que atuam nessa área são contratados pelo setor público e atuam em ONGs, ambulatórios, postos de saúde e outros órgãos públicos.

Marketing nutricional

Essa é uma nova área de atuação do nutricionista e oferece oportunidades muito interessantes. Uma vez que as empresas perceberam a importância de adequar os produtos aos desejos nutricionais do público, a contratação de nutricionistas passou a ser necessária para informar aos consumidores os benefícios de determinado produto.

Logo, o profissional que atua no marketing nutricional desenvolve materiais educativos, testes de receitas e livros sobre nutrição.

Após entender como está o mercado de trabalho para Nutrição e conhecer as áreas de atuação em alta, descubra por que o profissional da área é tão importante para o mercado. Continue a leitura!

A importância do nutricionista para o mercado de trabalho

O nutricionista desempenha um papel indispensável para a saúde e o bem-estar de toda a população, consequentemente, o profissional da área é, também, importante para o mercado de trabalho.

Nova call to action

Doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e diabetes, matam 41 milhões de pessoas por ano — o equivalente a 71% de todas as mortes no mundo inteiro. Diante desse cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede ação urgente contra as doenças crônicas não transmissíveis. Por isso, a comunidade internacional e os países devem desenvolver um novo paradigma econômico para financiar a resposta a essas doenças.

O nutricionista é um profissional essencial para a prevenção e o controle dessas enfermidades. Isso porque uma dieta saudável é uma das principais armas para o combate às doenças crônicas não transmissíveis.

Um exemplo é a hipertensão arterial, uma doença que pode ser evitada ou controlada por meio de uma dieta rica em sódio. No caso da diabetes, o controle do consumo de carboidratos pode ser a solução.

Após compreender esse cenário, fica clara a relevância do nutricionista para a saúde da população, o que faz com que esse profissional seja muito importante para o mercado de trabalho da atualidade.

Mas não é só isso! A importância do nutricionista ainda vai além, uma vez que o profissional é responsável por:

  • proporcionar uma infância saudável;
  • contribuir para uma boa gestação;
  • melhorar a qualidade do sono;
  • aumentar a disposição e o bem-estar;
  • proporcionar qualidade de vida para os idosos;
  • combater a obesidade infantil;
  • oferecer uma melhor qualidade de vida para os alérgicos alimentares.

Além disso, a busca cada vez maior por uma vida saudável faz com que o reconhecimento e a valorização do nutricionista cresça cada vez mais. Ou seja, o profissional da área encontra cada vez mais oportunidades, conta com um maior status e usufrui de um salário que reflete a importância da profissão para a saúde pública.

Sendo assim, agora, você sabe tudo sobre Nutrição e entende por que essa profissão é tão importante para o mercado de trabalho e para toda a sociedade. Logo, se você deseja construir uma carreira profissional de sucesso e quer cursar o ensino superior para alcançar esse objetivo, a faculdade de Nutrição pode ser exatamente o que você procura.

Quer investir no seu futuro profissional e construir uma carreira bem-sucedida? Então, inscreva-se, agora mesmo, no vestibular da Unifacisa!
Quero me inscrever!

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso