Unifacisa - jun 30, 2020

6 Dicas para você estudar melhor em casa. Confira agora!

O isolamento social, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, colocou muitos estudantes para viverem uma nova experiência, o estudo em casa, fora das salas de aula e de todo aquele ambiente criado para maximizar o aprendizado. Barreiras foram quebradas e desafios superados para que a preparação dos estudantes para fazer o vestibular ou fazer o ENEM, não fossem prejudicados.

Se você ainda encontra dificuldades estudando em casa ou quer aprimorar os métodos para absorver melhor os conteúdos, separamos algumas dicas valiosas que podem te ajudar a conquistar a sua tão sonhada vaga no ensino superior.

Cronograma de estudos

1 – Crie o seu espaço

Um dos pontos fortes de se estudar em uma sala de aula, ou biblioteca, é o ambiente criado para proporcionar mais foco e concentração. Por isso, o primeiro passo para se estudar em casa deve ser a criação de um espaço para que você possa maximizar essas características. O espaço de estudo deve ser silencioso e livre de distrações, longe das televisões. Pode até ser o seu quarto, desde que você organize um espaço com uma mesinha dedicada para essas atividades, nada de estudar deitado na cama.

brainstorm+for+your+wedding+vows

2 – Tenha horários de estudos

Da mesma forma que o espaço deve ser adaptado, os horários também devem ser trabalhados. Se suas aulas têm um horário fixo é preciso marcar na agenda e se organizar para assisti-las. No caso de atividades que você possa determinar o horário, escolha sempre os momentos em que você obtém mais rendimento. Faça um cronograma de estudos, com horários definidos para leitura e prática do conteúdo. E não esqueça de dedicar um tempo para o descanso, reserve uns 10 minutinhos para descansar, se alongar e beber uma água.

3 – Minimize a quantidade de telas

Vai assistir aulas online? Escolha entre o computador ou celular. Muitas telas acabam sendo uma distração para você. Se possível deixe o seu smartphone no modo avião, isso evita a tentação de dar aquela conferida nas notificações que não param de chegar. Ficar longe da televisão também é importante. É normal perder o foco durante horas de estudos, por isso é essencial evitar e minimizar qualquer tipo de distração.

4 – Escreva muito

Fazer anotações e resumos é uma das partes mais importantes no processo de estudo para quem deseja fazer uma graduação. Além de praticar o hábito da escrita, estimulando seu vocabulário, você também organiza as ideias e assimila melhor o conteúdo. Ter anotações facilita seu processo de estudo no futuro, caso você precise voltar para um assunto ele já estará lá, ao seu alcance e com suas próprias palavras, bem mais prático do que ter que rever horas de vídeo até chegar onde você procura.

Studying-from-home

5 – Faça um cronograma de atividades e estabeleça metas

Ter um cronograma de atividades com metas a serem atingidas pode te ajudar muito, servindo até como motivação para continuar estudando. Para alguns é difícil saber por onde começar e ter um cronograma é uma mão na roda, além de te ajudar a organizar melhor o seu tempo. Com um horário definido para terminar aquele assunto você evita um desgaste mental, que eventualmente ocorre quando passamos muito tempo debruçados sobre uma única matéria, sem falar no sentimento de dever cumprido quando chegamos no final do dia e vemos que tudo que nos propomos a fazer foi concluído. Ter disciplina é necessário para se dar bem nos estudos.

Cronograma de estudos

6 – De olho nos objetivos

Todos estudamos com um objetivo em mente, seja uma boa nota no ENEM, a aprovação em um concurso ou ingressar em uma especialização. Sempre que você se sentir desestimulado lembre-se do motivo pelo qual você começou essa jornada e que cada sacrifício e página virada vão te colocar mais próximo da sua meta. Anotar o seu objetivo em um local que fique visível para você ao longo do dia, pode ser um estímulo muito interessante. Acredite, com foco e determinação nós podemos conquistar tudo que sempre desejamos.

Agora é com você!

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática, e não esqueça de compartilhar este artigo para ajudar mais pessoas que também tem as mesmas dúvidas que você.

Bons estudos!

Como funciona o Enem? Conheça as áreas de conhecimento cobradas!