Unifacisa - jun 21, 2022

Como funciona o Enem? Conheça as áreas de conhecimento do exame

Talvez um dos fatores mais importante para um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, é saber como funciona o ENEM e quais as principais áreas do conhecimento cobradas em suas questões. Primeiro é importante saber que a prova do ENEM aborda todas as matérias vistas durante o ensino médio, mas no exame elas estão agrupadas em 4 grandes áreas.



Ciências Humanas e suas Tecnologias


Esta área engloba as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Aqui é importante estar antenado com os acontecimentos ao redor do mundo. Diferente do que você pode estar imaginando, essa área não é sobre decorar datas ou fatos históricos, mais importante do que isso é conseguir entender a relações entre temas ligados aos movimentos sociais, conflitos políticos, diversidade cultural e como os fatos do passado podem influenciar o nosso presente.



Ciências da Natureza e suas Tecnologias


Nesta parte do exame encontramos as matérias de Física, Química e Biologia. É verdade que em algumas questões você pode encontrar cálculos, mas este não é o foco dessa área. O principal objetivo nessas questões é avaliar sua capacidade de utilizar os conhecimentos dessas matérias em contextos diferentes e como essas ciências se relacionam com realidades como a do aquecimento global, por exemplo.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias


Esta é a área que aborda mais matérias diferentes, sendo elas Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Educação Física, Tecnologias da Informação, Comunicação e Artes. Todas essas matérias são referentes aos conhecimentos no campo da comunicação, desde a verbal a não verbal. Dessa forma, as questões trabalhadas nessa parte do exame não ficam restritas as normas da língua portuguesa e gêneros textuais. Aqui podemos encontrar
perguntas relacionadas a movimentos artísticos, culturais e linguagem corporal. É também nesta parte do exame que encontramos a prova sobre idioma estrangeiro escolhido pelo aluno, seja Espanhol ou Inglês.

a3dcc1acb76d434f9c37ba6f5e711c4a

Matemática e suas Tecnologias



Mais exata impossível, essa área é reservada aos assuntos estudados na disciplina de matemática como geometria, probabilidade, estatística, etc. Mas fique atento, a prova não é apenas sobre cálculos e fórmulas, muitas questões trabalham o raciocínio lógico e como podemos utilizar esses conhecimentos para solucionar problemas práticos do nosso cotidiano.


O ENEM e a Interdisciplinaridade



O ENEM é uma prova interdisciplinar, por mais que o exame seja dividido em áreas de conhecimento, diferentes assuntos são abordados em uma mesma questão com frequência.
Por isso é importante estudar todas as disciplinas e assuntos mais cobrados no Enem, além de praticar bastante sua interpretação textual, além de estar com a escrita afiada na hora da redação.

Como funciona o Enem? Conheça as áreas de conhecimento cobradas!

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso