Unifacisa - jun 21, 2022

Enem: confira alguns filmes e documentários para ajudar a estudar

Com a data definida chegou a hora de estudar para o ENEM, começa a corrida para revisar os assuntos desse exame que trabalha muito a interdisciplinaridade. Horas e mais horas debruçados sobre os livros ou respondendo as atividades, em busca da tão sonhada redação do Enem nota mil, em meio a toda essa correria é importante lembrar que manter a mente descansada e saudável também é essencial.

Uma boa forma de relaxar e de quebra aprender um pouco de conteúdo é assistir a filmes, séries e documentários, que além de passarem os assuntos de uma forma diferente, ainda fortalecem o repertório sociocultural, uma das competências exigidas no Enem, principalmente na hora de fazer a redação.

Pensando nisso, separamos uma lista com 5 produções, que você pode encontrar na Netflix e que com certeza irão te ajudar. Pegue o balde de pipoca, ajeite seu cantinho e comece já essa trajetória de estudos prazerosa.

 

1. Explicando

Vamos começar com uma dica sobre atualidades. A série Explicando é original da Netflix e trata de diversos assuntos ao longo da sua temporada, desde a ascensão das moedas digitais, a razão do fracasso das dietas e o mundo selvagem do K-pop. Excelente para passar o tempo e te manter atualizado.

2. Nosso Planeta

Nosso Planeta é uma minissérie britânica que usa imagens belíssimas para mostrar toda a beleza natural de nosso planeta, além de evidenciar como as mudanças climáticas têm impactado sobre todas as criaturas vivas.

1571824409644-tv-3774381

3. Guerras do Brasil.doc

Agora vamos para um documentário bem ENEM. Guerras do Brasil.doc é uma série documental focada nos principais conflitos armados da história do Brasil, desde os primeiros conquistadores até a violência dos dias de hoje. A série utiliza depoimentos de especialistas, imagens de arquivos e ilustrações para revistar momentos como a Guerras dos Palmares, Guerra do Paraguai, Revolução de 30 e Guerra do Tráfico.

4. Getúlio

O filme retrata os últimos 19 dias da vida de Getúlio Vargas, interpretado por Tony Ramos. Pressionado por uma crise política, após o atentando contra o jornalista Carlos Lacerda, o então presidente do Brasil, avalia os riscos existente até tomar medidas drásticas.

5. Segunda Guerra em Cores

Essa série documental traz imagens dos momentos mais dramáticos de um dos maiores conflitos armados da história da humanidade. O documentário foi criado a partir de imagens reais, que foram restauradas e coloridas em alta definição.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que sim, mas fique atento, apesar de as obras cinematográficas oferecerem temas bastante relevantes é importante ter ciência e saber diferenciar o que realmente aconteceu, do que está sendo romanceado para determinada obra. Observar temas que já caíram na redação do ENEM anteriormente também podem te ajudar bastante nesse processo de estudar para o ENEM.

E por falar em Redação, confira 5 possíveis temas para a redação do ENEM 2020

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso