Unifacisa - jun 21, 2022

Como se preparar para as provas de vestibular e Enem? Confira!

Se você vai prestar as provas de vestibular ou o ENEM, saiba que uma boa preparação e muito estudo podem ser o diferencial para a sua aprovação no ensino superior. Se prepare com antecedência, organize o tempo e as atividades para deixar esse momento mais tranquilo. E para te ajudar, temos cinco dicas de estudo para você começar agora sua preparação para fazer o vestibular ou fazer o ENEM.

shutterstock_1320898682

1 - Planejamento

O primeiro passo, e talvez um dos mais importantes em todo o processo de estudo para ingressar na faculdade, é saber se planejar. O dia a dia acaba trazendo inúmeras distrações e para não perder o foco é essencial construir um cronograma de estudos, com horários bem definidos para leituras e
realização de tarefas, pausas a serem feitas e até mesmo trocas de disciplinas ao longo do dia. Estudar por horas a fio o mesmo assunto pode ser cansativo e improdutivo. Seguir o planejamento é ainda mais importante do que apenas elaborá-lo. Mantenha o foco nos seus objetivos e metas diárias, pode ter certeza que isso te ajudará bastante.

2 - Organização

Um bom planejamento precisa de organização e disciplina. Essas são duas características importantes para quem quer estudar com mais eficiência e você deve carregá-las ao longo de toda sua vida estudantil. E a organização já começa com o ambiente de estudos. Evite deixar sua mesa bagunçada com muitos papéis, livros e canetas, sempre guarde o que não estiver usando. É fundamental se manter longe das distrações, evite estudar em espaços com televisão e deixe o celular distante durante o horário de estudo. Você será recompensado no fim da jornada. Na organização e planejamento, você pode, por exemplo, dividir as matérias por dias ou horários: na segunda-feira, matemática; na terça, história, e assim por diante. Lembre-se, é preciso ter concentração para manter a rotina de estudos.

Cronograma de estudos
3 - Priorize seus pontos fracos

Existem perfis de estudantes, alguns preferem a área de humanas, outros tem uma incrível habilidade com as ciências exatas e um terceiro grupo tem afinidade com a ciências da natureza. Apesar do ENEM ser um exame interdisciplinar, ainda existem questões específicas para cada uma dessas áreas. Saber seus pontos fortes é importante, pois abre caminho para que você dê prioridade as disciplinas que tem mais dificuldade em aprender.

shutterstock_1033101862

Se para você existem disciplinas mais difíceis, o ideal é que dedique mais tempo a elas. Por isso, liste os conteúdos mais complexos e busque uma quantidade maior de material de apoio. Tenha força de vontade, no início pode parecer difícil, mas quando você perceber que está aprendendo aquele assunto que não entrava na sua cabeça sua motivação para continuar será redobrada.

4 - Leitura e Prática

Um outro ponto importante na rotina de estudos é o hábito da leitura. No entanto, isso precisa ser aliado com a prática, sempre faça anotações, resumos dos estudos e responda questões, tanto de apostilas quanto de exames anteriores. É fundamental ter em seu cronograma de estudo um horário para exercitar e treinar seu aprendizado. Prática leva a perfeição e testar os conhecimentos é muito importante para os estudos, visitar sites de provas de vestibulares passados é uma boa dica

5 - Redação

Temida por muitos, a prova de redação é talvez a mais importante de todo o exame. Mas, se você estiver afiado com o português e antenado as atualidades, não há motivos para pânico. Escrever é um hábito reforçado pela leitura e pela própria escrita, ler sobre os acontecimentos tanto da esfera política, econômica, social e cultural, vai te proporcionar uma gama de conhecimentos que geralmente são abordados nas redações do ENEM e dos vestibulares. Por fim, dedique seu tempo a escrita, procure produzir redações com certa
frequência, ter alguém que te ajude a corrigi-las é um diferencial.
Noticiários também podem ser uma fonte de conteúdo e sempre que puder leia algo que você goste, isso enriquece o seu vocabulário e alivia um pouco do estresse dos estudos.

Gostou dessas dicas? Tenho certeza que você vai arrasar. E lembre-se, cuidar da saúde é essencial nesse período, inclua em seu planejamento momentos de lazer e relaxamento. Alimente-se bem e pratique atividades físicas.

Como funciona o Enem? Conheça as áreas de conhecimento cobradas!