Unifacisa - mar 5, 2021

Fazer faculdade particular ou pública? Escolha corretamente!

São muitas as dúvidas quando o assunto é curso de graduação: qual faculdade escolher? Em qual cidade? Devo estudar em faculdade particular? Além disso, com tantas opções de graduação que existem no Brasil, fica difícil fazer a escolha certa.

Contudo, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de se escolher entre uma instituição particular e pública. Para muitos, estudar em faculdade pública é sinônimo de prestígio ou ser muito mais inteligente, mas as faculdades particulares vêm ganhando destaque e prestígio por oferecer ensino de qualidade, cursos com professores de referência e uma grande infraestrutura, que fazem valer todo o investimento feito pelo aluno. 

O fator econômico também se torna um problema quando o assunto é faculdade particular, mas o que muitos não sabem é que, atualmente, existem maneiras de se financiar a faculdade e realizar o sonho de estudar em uma instituição de ensino superior que é  referência e tornar-se um profissional preparado para o mercado de trabalho. 

Diante de tantas questões, abordaremos as principais diferenças entre a faculdade pública e particular, mostrando que é possível fazer um curso de graduação e se tornar um ótimo profissional com um ótimo custo-benefício. Continue neste post e descubra os mitos por trás da faculdade particular. 

Faculdade Particular x Faculdade Pública

É bastante comum que o aluno que está em fase de vestibular escute “faculdade boa é só pública”, porém essa frase não passa de um mito que desqualifica o ensino particular e o potencial dos profissionais formados por ele. 

A faculdade pública é uma instituição de ensino de responsabilidade do governo com a finalidade de oferecer cursos de graduação para as pessoas estudarem de graça, como prevê um dos direitos fundamentais na constituição: acesso à educação. 

A inserção da faculdade pública em várias cidades no Brasil faz parte do dever do Estado, que deve garantir educação a todos os cidadãos, portanto, é fundamental que exista ensino de graduação público para que todos tenham acesso. 

Por outro lado, também temos faculdades particulares no Brasil. Nesse caso, a instituição é mantida por iniciativa privada, a fim de ofertar cursos do ensino superior.

Os centros universitários particulares também são assegurados pelo governo por meio de incentivos e fiscalização que garantem que o ensino é de qualidade, dessa forma, todos os cursos e a própria infraestrutura da faculdade devem ser certificados pelo Ministério da Educação, o MEC. 

Atualmente, existem muito mais faculdades particulares do que públicas no Brasil. Diante da dificuldade de se ingressar no ensino público, que possui capacidade reduzida, o ensino privado acaba absorvendo a maior quantidade de estudantes.

Quais as características de cada faculdade?

1 - Qualidade de ensino: 

A qualidade de ensino é mensurada pelo MEC, então, tudo depende de uma avaliação dos cursos da instituição, do corpo docente, da infraestrutura em geral, dos programas de extensão que a faculdade oferece, entre outros critérios. 

O Ministério da Educação avalia as faculdades públicas e particulares, dando uma nota geral tanto para a instituição quanto para o curso avaliado, logo, a qualidade de ensino é mensurada a partir disso. Em Campina Grande, por exemplo, é possível encontrar faculdades entre as mais bem avaliadas do Norte/Nordeste.

Hoje em dia, podemos ver que os mesmos professores que ensinam nas faculdades públicas também ensinam nas particulares, desmistificando a ideia de que o ensino público é melhor ou mais qualificado que o particular. Além disso, dentro da instituição, outros critérios são importantes para a experiência acadêmica ser completa.

VIDA acadêmica ser completa

2 - Investimento em diferenciais: 

Em instituições particulares, é comum que seja feito um investimento mais forte em laboratórios e até hospitais para possibilitar um ensino de qualidade. Além disso, o incentivo ao esporte é contemplado, visando incentivar os estudante à prática de esporte como uma forma de melhorar a qualidade de vida e oferecer atividades complementares e saudáveis para inserir na rotina desse aluno.

3 - Infraestrutura:

Já as faculdades particulares costumam investir muito na sua infraestrutura, principalmente por ser uma forma de retorno do dinheiro pago nas mensalidades para os alunos. Além disso, buscam sempre ter laboratórios qualificados, com equipamentos que melhoram a qualidade de ensino, promovendo o destaque dos alunos no mercado de trabalho. 

Além de professores altamente capacitados, ter à disposição salas com equipamentos e infraestrutura pensada para que práticas sejam realizadas é um grande diferencial preparatório na hora de capacitar os futuros profissionais. Com esse investimento, o aluno também entra em contato com as mais diversas e atualizadas tecnologias utilizadas no mercado de trabalho, aproximando o aluno, mais ainda, da vivência e da realidade da sua profissão. 

Como escolher a faculdade ideal?

Levando em consideração algumas das principais características aqui faladas a respeito das faculdades públicas e particulares, o estudante deve ponderar as vantagens e desvantagens de ingressar em alguma delas e fazer a sua escolha. Além disso, existem outros fatores a serem considerados, como locomoção, custos e até mesmo a possibilidade de se mudar para outra cidade.

A faculdade particular pode ser uma ótima alternativa para quem deseja comodidade e estudo de qualidade, uma vez que uma opção pode ser o curso semipresencial, fazendo o estudante ter mais tempo para estudar ou realizar outras atividades além das acadêmicas. Além disso, existem cursos de graduação em faculdades particulares que são referência em todo país.

Como exemplo, temos o Centro Universitário de ensino superior em Campina Grande, que vem se tornando referência no Nordeste e no Brasil. É possível encontrar diversos nomes de renomadas instituições que podem atender às necessidades do aluno com excelência. 

Já escolheu em qual instituição fazer ou está ponderando mudar de cidade para cursar a graduação? Leia este post e tire todas as suas dúvidas sobre os motivos para sair ou permanecer na sua cidade/região!

Quero saber as vantagens de  estudar em Campina!

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso