Unifacisa - jul 14, 2020

5 possíveis temas de redação do ENEM

Um dos momentos de maior tensão e expectativa para quem vai fazer ENEM é a temida prova de redação. Se você é daqueles que fica ansioso e até com um pouco de medo, não se preocupe, você não está sozinho.

A redação tem um grande peso no desempenho final do estudante e o medo de não saber argumentar sobre o tema e, muito menos, propor uma solução ao problema apresentado apavora alguns candidatos.

Em geral, a escolha do tema está ligada aos Direitos Humanos e Meio Ambiente. Os assuntos abordados costumam ser atemporais e não será um assunto totalmente desconhecido para você. Então, fica tranquilo, para conseguir aquela tão sonhada redação nota mil, ou pelo menos chegar perto disso, é preciso prática e estar bem informado sobre os assuntos atuais. Como não dá para adivinhar os temas para a redação do ENEM, vamos te dar uma forcinha com alguns palpites.

Nova call to action

1 - Epidemia e os maiores desafio no isolamento social

Esse parece bem óbvio e não poderia ser diferente, estamos passando pela pior pandemia do último século, então, não seria nada surpreendente se este fosse um dos temas relacionados. Por ser muito nova, a pandemia da covid-19 acaba gerando informações diariamente. É importante ficar atento e atualizado sobre tudo o que está relacionado a isso, principalmente sobre como os gestores públicos trabalharam para minimizar os impactos da pandemia no país e como o isolamento social afetou a vida e o trabalho de toda a população.

2 - Água e Saneamento básico no Brasil

Recentemente esteve em votação no Senado Federal uma proposta para permitir a privatização da água no Brasil. Um assunto muito polêmico e delicado, que gerou um debate acerca do direito de acesso a água e saneamento básico. A maior parte das pessoas não possuem acesso a água encanada e algumas se quer à água potável. O assunto ainda será muito discutindo ao longo do ano e é importante você estar atento as notícias, principalmente na esfera política.

tcf_prova_preparacao

3 - Precarização do trabalho no mundo moderno

O mundo moderno nos trouxe algumas comodidades, como o delivery por aplicativos. Com a pandemia do novo coronavírus, o consumo através desses aplicativos subiu consideravelmente, e isso acabou trazendo à tona uma realidade, até então, ignorada por muitos sobre a qualidade de trabalho de quem tem o delivery por aplicativos como a única forma de ganha pão. Sobre o pretexto de que você faz a sua própria renda, os trabalhadores não possuem qualquer vínculo trabalhista com essas empresas. Sem nenhum direito garantido, muitos enfrentam jornadas de mais de 12 horas de trabalho, muitas vezes em situações precárias.

4 - Combate a violência doméstica

Mais um tema que vem ganhando destaque diante da pandemia, isso porque os números de casos de violência doméstica no Brasil, que já são bastante altos, subiram ainda mais com o isolamento social. Isso aconteceu porque mulheres que tinham qualquer tipo de refúgio fora de casa, acabaram confinadas com os próprios agressores. Fique atento a algumas campanhas, tanto públicas e de empresas privadas, que surgiram como forma de combater esse tipo de violência.

5 - Discurso de ódio, ataques a democracia e fake news

Esses temas estão entrelaçados, os ataques a Constituição de 1988 que acompanhamos diariamente nos noticiários, como os pedidos de retorno da ditadura militar ou fechamento do STF e Congresso Nacional, são sustentados por discursos de ódio propagados com facilidade pelas redes sociais, através de fake News. Esses assuntos podem ser estudados separadamente, mas é sempre interessante trabalhar com algum tipo de ligação entre eles. O combate as fake News é um dos grandes desafios da atualidade. O estudante deve focar na abordagem dos impactos que as Fake News podem causar na sociedade brasileira.

Faça sua parte

Sabemos que a redação pode assustar, mas se você praticar e continuar atento aos principais temas da atualidade temos certeza de que você estará preparado quando a hora chegar. Lembre-se, esses são apenas alguns, dos inúmeros temas que podem ser abordados no ENEM deste ano. Por isso, continue pesquisando, lendo e estudando bastante. Também vale a pena conferir temas que já caíram na redação do ENEM, conhecer o estilo das provas pode te ajudar muito na hora de fazer a redação

Se você ainda encontra dificuldades estudando em casa ou quer aprimorar os métodos para absorver melhor os conteúdos, separamos algumas dicas valiosas que podem te ajudar.

Como funciona o Enem? Conheça as áreas de conhecimento cobradas!