Matheus Chaves - mai 27, 2020

7 Fatos sobre Medicina: Carreira e Curso

Umas das profissões mais procuradas e requisitadas do Brasil. A jornada do médico requer muito estudo e dedicação. Se você acredita que essa é a sua vocação, confira 7 fatos sobre a carreira e saiba como cursar a tão sonhada faculdade de medicina.

1. Prepare-se para estudar bastante

Um dos primeiros questionamentos por quem se interessa pela carreira de medicina é quanto tempo dura o curso de medicina? O curso tem duração de doze semestres. O currículo é puxado, o período é integral e há seminários, pesquisas e plantões em hospitais. Nos primeiros anos, o curso é voltado para a formação básica. Nos últimos dois anos, os alunos passam pelo internato, com aulas práticas nas grandes áreas médicas.

2. Sangue e cadáveres

Quem não gosta de ver sangue ou cadáveres pode ter problemas durante a graduação. Você terá, por exemplo, que retirar sangue de um paciente durante um internato ou estudar um
corpo na aula de anatomia.

Imagem Texto Medicina 2

3. Após 6 anos de estudo, será preciso se dedicar um pouco mais

Após a graduação, você ainda vai passar mais quatro estudando, dois anos de residência em hospitais, para adquirir a experiência necessária na área, e outros dois anos estudando a
especialização escolhida.

4. Você poderá seguir a carreira acadêmica

Isso mesmo, você poderá fazer um mestrado ou doutorado, se tornando um pesquisador ou acadêmico. Em um mercado cada vez mais concorrido, ter um mestrado e doutorado também pode ser um diferencial para entrar em uma residência de grandes hospitais.

medicina

5. Carga horária

Nos hospitais a carga horária é um pouco puxada, pois existem plantões, que podem durar de 12h a 24h. Em ambulatórios a carga horária pode ser de 4h por período. É preciso estar ciente que há plantões nos fins de semana, feriados e datas comemorativas.

6. Áreas de atuação

Graças ao grande número de especializações possíveis, você encontrará um vasto campo para atuação, além de unir a sua vocação com as habilidades adquiridas ao longo do curso. Existem especializações que são mais procuradas, e por isso mais concorridas, como Cirurgia, Cardiologia e Endocrinologia.

7. Mercado de trabalho

Outro questionamento muito comum é quanto custa uma faculdade de medicina, é bem verdade é sim um pouco caro, mas graças aos créditos estudantis e bolsas de estudo é possível realizar o sonho de estudar a sua vocação. O mercado de trabalho para os médicos também é um fator decisivo, ele ainda garante a contratação imediata após a conclusão do curso. Além disso, os egressos têm a possibilidade de fazer especialização e/ou Residência Médica, o que abre ainda mais o leque de oportunidades de colocação no mercado de trabalho, com remunerações ainda mais altas. Há alta procura para profissionais médicos, tanto na rede pública como na rede privada.

Medicina é pra você? Saiba onde estudar

Antes de embarcar no curso dos seus sonhos, escolha um centro universitário reconhecido pelo MEC e uma infraestrutura que dê suporte e garanta uma formação diferenciada e de qualidade.
Reconhecida e prestigiada no ensino da saúde, o Centro Universitário Unifacisa, tem um dos melhores cursos de medicina em Campina Grande, exibe em seus números os melhores indicadores do Ministério da Educação, além de possuir o  seu título mais importante: o reconhecimento da sociedade.

A instituição inova a qualidade do ensino médico e proporciona aos seus alunos um tipo totalmente novo de experiência em educação na área da saúde. Instituições de renome internacional como as prestigiadas Universidades de Miami e Pittsburgh possuem convênio
de intercâmbio e mobilidade acadêmica com a Unifacisa para que os estudantes possam fazer uma parte do curso fora, caso desejem.

2020-05-26-2

Na Unifacisa, o curso de Medicina possui uma das melhores infraestruturas, com laboratórios de ponta, além da qualificação dos professores. O laboratório de anatomia, o mais moderno da América Latina, conta com três sistemas de aprendizagem ativa: Anatomage (R), Bodyviz (R) e Panasonic 3D Anatomy.

O centro universitário mantém convênios com os principais hospitais e serviços de saúdepúblicos e privados da cidade. Além de contar com Hospital Simulado, Clínicas-escolas e o Hospital de Ensino e Pesquisa – HELP, onde você poderá desenvolver suas habilidades como profissional e pesquisador. Oferece um programa de residência médica autorizado pelo MEC desde 2011. As vagas são para as residências em Oftalmologia, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica e Cirurgia Geral.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Escrito por Matheus Chaves