Matheus Chaves - jun 16, 2020

Como usar a tecnologia para auxiliar seus estudos? Confira!

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. A tecnologia avança constantemente em diversos setores, e vem ganhando cada vez mais espaço também nos meios educacionais.

Não podemos deixar de destacar que, uso de tecnologia nos estudos auxilia e facilita o processo de ensino e aprendizagem. Há algum tempo esse processo não é mais novidade, embora tenhamos no Brasil a falta de estrutura que dê suporte ao uso pleno dessas novas tecnologias para estudos para alguns professores e estudantes.

Com a pandemia do novo coronavírus, afetando todas as formas de ensino em 2020, tivemos que nos adaptar e implementar rapidamente novas ferramentas de estudo. Por isso, se torna cada vez mais importante, saber usar essa tecnologia ao nosso favor. Tanto na hora de escolher fazer uma graduação, quanto em toda sua jornada no ensino superior, vale a pena descobrir como a tecnologia pode auxiliar e ajudar no aprendizado.

shutterstock_655765435

Cursos, palestras e vídeo aulas

Através de um computador ou smartphone, com acesso à internet, é possível ter a sua disposição, onde e quando quiser, cursos e palestras das mais diversas áreas do conhecimento, de forma gratuita ou paga. Um modelo que está se tornando cada vez mais popular são os webinars, seminários online em vídeo, gravado ou ao vivo, que geralmente permite a interação dos participantes via chat.

Você também encontra cursos com vídeo aulas e testes, tudo realizado de forma online, com direito a certificação, da mesma forma que um curso presencial.

Falando em vídeo aulas, no Youtube você encontra inúmeras delas gratuitamente, basta digitar o assunto desejado na busca e encontrar uma que seja útil para você.

Cronograma de estudos

Apps de Estudo

Foco e organização podem ser um problema, mas alguns aplicativos acabaram surgindo para facilitar a nossa vida. Através deles é possível organizar tarefas e afazeres, registrar conteúdos de aulas e dar um tempo nas redes sociais.

Um ótimo organizador de tarefas é o Trello, através dele você pode criar cartões com listas do que deve ser feito, prazos e objetivos a serem alcançados, além de cronogramas de estudo para se manter organizado.

O Evernote também pode te ajudar bastante, com ele é possível criar cadernos de anotações com todo tipo de arquivo, pdf, áudio, vídeo, é completo.

O AppDetox funciona como um bloqueador de redes sociais, com ele é possível determinar um período onde você não vai conseguir acessar aqueles aplicativos que te tomam tanto tempo. É ótimo para manter as distrações longe.

shutterstock_1251740362

Jogos educativos

Outra plataforma que vem se tornando muito popular e eficiente são os jogos de conhecimentos e raciocínio. Com eles, aprender se torna bem mais leve e lúdico, o conteúdo vira uma forma de entretenimento o que acaba facilitando a absorção dos assuntos.

Com o QuizUp ou o Qranio o aprendizado ganha o formato de um jogo, sendo possível ganhar prêmios, competir com amigos, se divertir e principalmente aprender.

Viu como a tecnologia pode te auxiliar na educação? E que tal já pôr em prática esses recursos e conferir uma série de vídeos sobre mercado trabalho em nosso canal do youtube?

CTA - Newsletter unifacisa

Escrito por Matheus Chaves