Unifacisa - mar 11, 2021

Como uma faculdade prepara o aluno para o mercado de trabalho?

Em meio a períodos economicamente difíceis, a geração de empregos é sempre afetada, e isso reflete diretamente nos setores econômicos do país, gerando uma crise no sistema, que é o que acontece no Brasil atualmente: altas taxas de desemprego e muita concorrência profissional.

Ingressar no mercado de trabalho em tempos de crise pode ser uma grande dificuldade, porém o que pode ajudar, de fato, é apresentar um diferencial, e um dos grandes aliados nessa hora é a conquista de um diploma de curso superior. 

A faculdade vai lhe preparar para ser um profissional capacitado na área que deseja trabalhar, além disso, com uma graduação, você pode aumentar sua qualificação, tornando a busca pelo emprego menos complicada. Com a crise no âmbito econômico, empresas buscam investir em profissionais mais capacitados, ou seja, a graduação, de fato, é o diferencial que você precisa buscar para possuir um currículo de qualidade e se destacar no mercado de trabalho. 

Nova call to action

Mas de que forma a faculdade consegue preparar o aluno para o mercado de trabalho? Onde devo fazer minha graduação? Qual a melhor metodologia de ensino? Continue neste post para descobrir de que forma o centro universitário pode alavancar sua carreira e torná-lo um profissional de sucesso!

Preparando você para o futuro

Na faculdade, passamos por diversos processos que formam toda nossa experiência acadêmica, mas existe uma preparação que antecede o período universitário: o vestibular, bem como todas as questões que você precisa decidir e estudar para ser aprovado na faculdade que deseja. 

Após isso, você estará preparado para ingressar na universidade e ter uma experiência acadêmica completa. Para ajudar você nesse processo, confira nosso e-book: Checklist para sua experiência acadêmica ser completa.

Após ter escolhido onde fazer uma graduação, ter decidido entre uma faculdade pública ou particular, ter feito vestibular e ser aprovado, você está pronto para emergir no curso superior. 

Como a graduação prepara para o mercado de trabalho?

O primeiro passo é desenvolver seu conhecimento teórico. As teorias aprendidas em sala de aula, durante a graduação, são muito importantes para se entender processos e executar, na prática, o trabalho. E mesmo que muitos achem que algumas disciplinas não são totalmente aproveitadas, todo o ensino é igualmente importante para uma atuação de qualidade na sua área. 

Por outro lado, a faculdade, além de mostrar toda a teoria, oferece oportunidades de exercer o que é aprendido em sala de aula, por meio de cursos de extensão, trabalhos práticos em serviço à comunidade e até mesmo o estágio supervisionado. 

Todo esse processo pode não parecer tão rápido e simples, mas a metodologia de ensino em que teoria e prática são alinhadas e aplicadas em conjunto torna o aluno mais capacitado e preparado para o mercado de trabalho. Além disso, todo esse processo é por etapas, durante os 4 ou 5 anos de faculdade (o tempo varia de acordo com o curso).

Com toda a experiência de teoria e prática que a faculdade oferece, você consegue entender e escolher a área com a qual se identifica mais e aprimorar seu conhecimento na especificidade desejada a partir da prática. 

Trabalhar em uma área com a qual se identifica é sinônimo de um serviço bem feito e de realização profissional, já que é possível exercer tal função por muito tempo e até mesmo se tornar mestre ou doutor na área que almeja.

Tenha sucesso no mercado de trabalho

Para obter sucesso na profissão desejada, o curso superior é a melhor opção. 

Por isso, é muito importante que seja aproveitado todo o ensinamento que o centro universitário tem a oferecer ao aluno, principalmente na fase de estágios, que é o momento em que o aluno precisa desenvolver, na prática, tudo que aprendeu, bem como mostrar que está capacitado para enfrentar o mercado de trabalho. 

Ser um bom aluno implica ser um bom profissional, por isso, um bom currículo é sempre valorizado e se torna um diferencial das pessoas que buscam por emprego. Inclusive, as faculdades também ofertam cursos de extensão que ensinam o estudante a preparar até mesmo seu próprio currículo, acrescentando todo o processo de ensino acadêmico que teve durante os anos, palestras e cursos que obtiveram certificados, formação em outras línguas, experiência em estágios, entre outros. 

O ensino superior é muito valorizado no Brasil, e isso se dá por conta dos diversos alunos capacitados que saem da universidade com muita experiência e um currículo bem preparado, indicando que a pessoa buscou se aperfeiçoar para se candidatar àquela vaga ou oportunidade, tornando o interesse pela sua contratação ainda maior. 

Nova call to action

Além da preparação da faculdade, muitas pessoas buscam, após a graduação, uma especialização na área em que se formou, como mestrado e até mesmo doutorado, qualificando-se ainda mais para o mercado de trabalho e conquistando um salário melhor ou algum cargo superior.

Por isso, com a preparação adequada do cronograma de estudos, foco na realização das atividades práticas e aprofundamento nas teorias, o aluno pode alcançar seu objetivo de fazer a faculdade desejada e ser um profissional qualificado. 

Agora que você entende a importância de ter em mãos um diploma e sabe o quanto esse diferencial é valioso para o mercado de trabalho, chegou a hora de escolher a faculdade ideal para sua graduação! 

Nesse momento, podem surgir diversas dúvidas, e uma delas é sobre decidir entre uma instituição pública ou particular. Confira esse post e tire todas as suas dúvidas para fazer a melhor escolha e realizar o seu ensino superior em Campina Grande!

Quero saber que tipo de  instituição escolher!

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso