Unifacisa - ago 27, 2020

Engenharia Civil: o curso e o mercado de trabalho

Se você já demonstra uma admiração ou até mesmo certa curiosidade por trás do que acontece no mundo das grandes construções, você provavelmente tem o perfil para cursar a faculdade de engenharia civil.

A engenharia civil é a profissão que projeta, gerencia e executa obras residenciais, edifícios, pontes, viadutos, estradas e pavimentação, barragens de terra e concreto, aeroportos, obras de abastecimento de água, enfim, uma infinidade de construções civis precisam contar com o olhar do engenheiro. Além disso, também é função do engenheiro acompanhar todas as etapas da obra, desde a análise do solo, até a definição e cálculo das cargas que serão suportadas pelos elementos estruturais: vigas, pilares, fundação.

Engenharia Civil

O curso de engenharia civil da Unifacisa tem duração de 10 semestres com uma grade curricular que apresenta matérias básicas da área de Exatas (Matemática, Física, Química), mas não fica por aí, ao longo do curso você estudará conteúdos sobre gestão, agregando as novas demandas do setor da construção civil, como as competências para o planejamento de obras, através das disciplinas de Projetos e Licitações, MS Project, a tecnologia BIM. A Matriz curricular também traz a gestão de práticas ambientais na construção, projetos de portos e aeroportos.

igordoo-9599

Toda a sua experiência no curso de engenharia fica ainda mais interessante nas aulas práticas, em laboratórios modernos e de última geração, sempre com a orientação de um corpo docente extremamente preparado. E por falar em prática, nas disciplinas de estagio você terá a oportunidade de estudar e aprender dentro de obras de verdade para sair preparado para o mercado de trabalho.

Entre as oportunidades de atuação no mercado de trabalho estão a concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações, de infraestruturas e superestruturas na construção civil, assim como, as práticas de gestão ambiental e de riscos desses projetos. Suas atividades vão incluir supervisão, coordenação e orientação técnicas, estudo, planejamento, projeto e especificação, estudo de viabilidade técnico-econômica, assistência, assessoria e consultoria, direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. 

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso