Unifacisa - set 8, 2020

Medicina Veterinária: Conheça o mercado de trabalho

A faculdade de medicina veterinária se dedica ao estudo e tratamento das doenças dos animais, cuidando desde aqueles de pequeno porte até grandes animais silvestres. Não é preciso dizer que a característica primordial para quem sonha em cursar a faculdade de veterinária é gostar de animais, mas você sabia que o mercado de trabalho para o médico veterinário é muito mais amplo do que muita gente imagina?

Medicina veterinária

A princípio podemos pensar que quem se forma da faculdade de medicina veterinária está restrito ao mercado de Pets, que é sim uma área de trabalho muito interessante e lucrativa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 132 milhões de animais de estimação nos lares do país. E um estudo feito pelo Grupo GS& Gouvêa de Souza, especialista em mercado de varejo e consumo brasileiro, o mercado pet deve faturar cerca de R$ 20 bilhões neste ano.

Mas as suas opções de áreas de atuação vão muito além disso, são mais de 80 possibilidades, contemplando áreas não só na saúde animal, mas também na saúde humana. O trabalho do médico veterinário vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia e silvestres: eles também atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal; entre outros.

download-1

No caso da saúde pública, a categoria foi integrada às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. É o Médico Veterinário, por exemplo, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses; é o caso da raiva, leptospirose, covid-19, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.

É uma profissão linda, com um mercado cheio de possibilidades esperando por você. Quer conhecer um pouco mais sobre o curso de Medicina Veterinária em Campina Grande?

Clique aqui e conheça mais sobre o curso

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso