Unifacisa - set 25, 2020

Nutrição: Você sabe o que é Comfort Food?

Você alguma vez já se pegou com o seguinte pensamento: Não estou com fome, estou ansioso?

De fato, existe uma relação entre a ansiedade e a vontade de comer, sendo esta vontade classificada como fome emocional, que nos faz comer compulsivamente apesar de já estarmos satisfeitos.Comer é uma necessidade básica do ser humano e um ato gerador de prazer. Porém, esse comportamento pode ser afetado por diversos fatores, incluindo os fisiológicos, psicológicos e sociais. Atualmente, devido a quarentena o fator que mais afeta a população é o social, podendo este ser gatilho para episódios de compulsão alimentar. Diante da redução dos espaços de convivência e das possibilidades de obtenção de prazer, acabamos utilizando a comida como uma tentativa de busca pelo bem-estar. Não é à toa que hoje em dia se fala muito em comfort food, a comida que conforta.



woman-enjoying-soup

Geralmente os alimentos categorizados como comfort food são associados a períodos significativos da vida da pessoa ou à grupos considerados importantes para ela, sendo divididos em quatro classificações: alimentos nostálgicos, alimentos de indulgência, alimentos de conveniência e alimentos de conforto físico.

Quando falamos de alimentos nostálgicos estamos falando de alimentos que despertam a sensação de nostalgia em quem o consome, trazendo aquela lembrança de ser cuidado por alguém que se ama, ou de estar com pessoas queridas. É um sentimento muito comum que pessoas que estão afastadas da sua família ou terra natal sentem quando comem um prato típico da sua cidade, ou quando depois de muito tempo você volta a comer o seu prato favorito na infância.

Os alimentos de conveniência são aqueles cujo principal critério é a facilidade do acesso e consumo imediato. Nessa categoria a praticidade é a chave e alimentos industrializados acabam ganhando muito espaço, por isso é preciso ter cuidado e evitar a substituição excessiva de produtos caseiros por industrializados.

Os alimentos de conforto físico são aqueles cuja temperatura, textura ou composição melhoram o estado físico do indivíduo, aumentando a sensação de bem-estar. Podemos citar como exemplo os chás, café e até mesmo aquele caldinho quentinho para nos aquecer nos dias mais frios.

Já os alimentos por indulgência são aqueles onde o prazer no ato de comer vem em primeiro lugar, é uma alimentação despreocupada com relação aos valores nutricionais ou outros aspectos de saúde de alimentos e bebidas. Essa relação com a comida, apesar de muitas vezes gerar situações de bem-estar, também pode desenvolver consequências muito negativas, neste cenário é muito comum um sentimento de culpa após comer. Esse sentimento acaba levando algumas pessoas a adotarem métodos compensatórios para perder as calorias ingeridas no ato de compulsão, como por exemplo, realização excessiva de exercícios físicos, restringir refeições e determinados tipos de alimentos, além de ingestão de chás e medicamentos purgativos.

620842

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Unifacisa, Vivianne Barros, o nutricionista desempenha um papel fundamental no tratamento e prevenção de transtornos alimentares.

“Hoje na Nutrição já é possível trabalhar com uma nova abordagem que é a da Nutrição Comportamental. Essa abordagem procura auxiliar as pessoas no comer sem culpa, comer com uma atenção plena e isso, consequentemente, acaba ajudando a tratar e prevenir transtornos alimentares que venham a surgir. Na nossa sociedade atual existe uma pressão psicológica muito grande pela busca do corpo perfeito e padrão estético, então algumas pessoas acabam levando essa tensão para o alimento, gerando muitas frustações e duvidas na hora do que comer. Dessa forma, a abordagem da Nutrição Comportamental surge justamente para tentar mudar isso e transformar o comer em um momento mais agradável e mais pleno”, comentou.

É importante ressaltar que episódios de compulsão alimentar pode ser um fator preponderante para o excesso de peso, porém, isso não significa que só pessoas com excesso de peso irão apresentar episódios compulsivos.

Agora que você já conhece o conceito de Comfort Food e todos os benefícios e cuidados que devemos ter em relação ao momento do comer, que tal por em prática e adotar hábitos mais saudáveis? Lembre-se, sempre procure um profissional especializado e o Nutricionista é o profissional mais capacitado para te auxiliar nessa mudança de estilo de vida.

Gostou do conteúdo? Conheça mais sobre a profissão do Nutricionista

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso