Unifacisa - mai 25, 2021

Engenharia Civil: o que faz? Vale a pena? Os 4 motivos!

Antes de realizar a matrícula em um curso de graduação, é importante estar certo de que vale a pena investir na área profissional escolhida. Afinal, essa decisão é determinante para o seu futuro e para o sucesso da sua carreira.

Logo, se você está pensando em ser engenheiro civil, é fundamental entender como é a área de atuação e o mercado de trabalho para quem faz o curso de Engenharia Civil em Campina Grande, bem como se vale a pena apostar nessa graduação, pois, com essas informações, é possível fazer a escolha certa e alcançar o sucesso profissional que você almeja.

Dessa forma, entenda o que é Engenharia Civil e o que faz um engenheiro, quais são os principais motivos para se matricular na faculdade de Engenharia Civil em Campina Grande e descubra se vale a pena investir nessa profissão. Leia até o final e tire todas as suas dúvidas!

Engenharia Civil

O que é engenharia civil e o que faz um engenheiro

A engenharia civil é a área responsável pela construção de obras de edificação e de infraestruturas rural e urbana visando ao bem-estar da sociedade e ao desenvolvimento da civilização. Para isso, o engenheiro utiliza conhecimentos científicos, tecnológicos e administrativos para planejar, organizar, executar e controlar projetos.

Sendo assim, o egresso do curso de Engenharia Civil é capaz de acompanhar todas as etapas de uma construção ou reforma, sendo responsável por definir a metodologia de execução, desenvolver estudos ambientais, revisar e aprovar projetos, especificar equipamentos, materiais e serviços, etc. Além disso, o estudo da engenharia civil é o que faz com que as obras tenham alta qualidade, segurança, funcionalidade e sejam econômicas.

No dia a dia, o engenheiro civil trabalha com diversos outros profissionais, como arquitetos, empreiteiros, pedreiros, eletricistas, encanadores e muitos outros. No canteiro de obra, é o egresso da faculdade de Engenharia Civil o responsável por comandar as equipes de trabalho, bem como supervisionar prazos, custos e padrões de qualidade e segurança.

Dessa forma, é possível compreender o que é engenharia civil, o que faz um engenheiro e por que esse profissional é tão relevante na sociedade. Afinal, sem profissionais formados no curso de Engenharia Civil, não existiriam pontes, barragens, estradas, aeroportos, sistemas de água e esgoto, edificações, entre outras estruturas essenciais para toda a civilização.

Mas será que vale a pena investir em um curso de Engenharia Civil em Campina Grande? Continue a leitura e descubra os 4 principais motivos para seguir carreira nessa área.

Leia também:

Ensino Híbrido: o protagonismo do aluno no seu aprendizado

Os 4 principais motivos para investir em uma faculdade de Engenharia Civil

Engenheiros costumam ser pessoas bastante analíticas, então, se você está pensando em iniciar uma faculdade de Engenharia Civil, provavelmente, está coletando e analisando com cuidado todas as informações sobre o curso e a carreira antes de decidir pelo  vestibular. 

Por isso, a Unifacisa separou os 4 principais motivos para você investir no curso de Engenharia Civil em Campina Grande e não ter mais dúvidas se essa é a profissão ideal para o seu futuro.

A engenharia civil tem um mercado de trabalho consolidado

A engenharia civil é uma profissão fundamental para a sociedade, logo, sempre existem demandas para profissionais da área. Afinal, o engenheiro civil é responsável por muitos aspectos do desenvolvimento urbano e rural, como construção de prédios e estradas, projetos de saneamento e iluminação, entre muitos outros.

Além disso, quem faz um curso de graduação na área encontra diversas oportunidades de emprego tanto no setor público quanto no setor privado. Por isso, a engenharia civil tem um mercado de trabalho consolidado e oferece estabilidade e segurança para quem opta por essa profissão.

O egresso do curso de engenharia civil conta com diversas áreas de atuação

Mais um bom motivo para escolher o curso de engenharia civil é a possibilidade de atuar em diversas áreas. Isso porque essa vasta gama de opções de atuação aumenta a empregabilidade da profissão e permite que o egresso do curso conte com diversas possibilidades de especialização.

Veja alguns exemplos de áreas de atuação possíveis ao engenheiro civil:

  • cálculo estrutural;
  • estradas e transportes;
  • geotecnia;
  • materiais de construção;
  • saneamento;
  • perícia;
  • segurança do trabalho;
  • georreferenciamento rural.

Com tantas opções de atuação, é importante se matricular em um centro universitário que ofereça a Engenharia Civil como opção de faculdade em Campina Grande e prepare os estudantes com uma visão técnica empreendedora, capaz de ampliar e aprimorar os conhecimentos de diversas competências da área.

Além disso, vale a pena pesquisar opções de cursos presencial e semipresencial. Afinal, contar com a modalidade de ensino ideal para a sua vida acadêmica pode ser determinante para o seu sucesso profissional.

O engenheiro civil é bem remunerado

A média salarial de um engenheiro civil é de R$ 7.415,00. Ou seja, essa é uma profissão muito bem remunerada no Brasil.

Receber um bom salário é sempre um grande incentivo para se investir em uma profissão, não é mesmo? Por isso, esse é mais um motivo pelo qual vale a pena fazer um curso de Engenharia Civil.

Quem conclui o curso de graduação na área tem status e importância social

Quem conquista um diploma de Engenharia Civil desempenha um papel muito importante na sociedade, uma vez que é o profissional responsável por projetar e executar obras essenciais para o desenvolvimento urbano e rural, além de encontrar soluções que melhoram o dia a dia e a qualidade de vida de todos. Sendo assim, é possível perceber que a responsabilidade social de um engenheiro civil é alta.

Dessa forma, os profissionais da área ganham notoriedade e status devido à sua importância social. Logo, se você busca reconhecimento profissional, saiba que a engenharia civil pode ser o caminho certo para você.

Portanto, está claro o que é engenharia civil e o que faz um engenheiro com formação acadêmica nessa área. Além disso, é possível compreender os 4 principais motivos pelos quais vale a pena investir nessa graduação, tanto em um curso presencial quanto em um curso semipresencial. Dê o primeiro passo para o seu sucesso profissional! Faça, agora mesmo, a sua inscrição no vestibular do curso de Engenharia Civil.

Quero me inscrever para Engenharia Civil!

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso