Unifacisa - mai 21, 2021

Conheça toda situação do mercado de trabalho atual

Quem pretende construir uma carreira profissional de sucesso precisa compreender qual é o cenário do mercado de trabalho atual. Afinal, é importante saber quais são as tendências para aproveitar as melhores oportunidades de trabalho, além de saber em qual curso superior investir para se tornar um profissional requisitado.

Diante disso, é essencial estar atento às mudanças sociais e às novas demandas do mercado, pois, assim, é possível acompanhar as transformações que ocorrem e aproveitar as oportunidades que surgem.

Leia este post até o final e entenda como está o mercado de trabalho no Brasil, quais são as novas tendências e o que fazer para aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho atual. Confira agora!

Como está o mercado de trabalho no Brasil?

Infelizmente, as notícias sobre o mercado de trabalho no Brasil não são muito positivas. Isso porque, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de desemprego no país foi de 14,2% no trimestre de novembro a janeiro, a mais alta para um trimestre encerrado em janeiro desde 2012. Ou seja, 14,3 milhões de brasileiros estão sem emprego.

Nova call to action

Dessa forma, é possível afirmar que o mercado de trabalho no Brasil está enfrentando momentos de crise, entretanto, apesar das dificuldades, a crise também representa o surgimento de novas oportunidades. Por isso, é importante se manter informado e apostar na graduação certa para construir um currículo competitivo, destacar-se no mercado de trabalho e escapar do desemprego.

Quando existe uma taxa de desemprego tão alta, a concorrência no mercado de trabalho é muito grande, uma vez que um número elevado de desempregados disputa uma vaga. Diante desse cenário, é fundamental investir em qualificação profissional para se destacar e conseguir oportunidades de emprego mesmo diante de um contexto pessimista. Portanto, contar com um diploma de ensino superior é cada vez mais importante no país.

Afinal, esse é o momento em que as empresas buscam profissionais competentes e capazes de encontrar soluções estratégicas e inovadoras. Portanto, quem se preparar e aproveitar as oportunidades certas vai conseguir mostrar a sua relevância para as organizações e alcançar cargos importantes dentro das empresas, bem como crescer profissionalmente e construir uma carreira bem-sucedida mesmo em meio à crise.

Agora que você compreendeu qual é o cenário do mercado de trabalho no Brasil e a importância de se investir em qualificação profissional para ter um currículo competitivo, siga com a leitura e conheça as tendências do mercado para aproveitar as melhores oportunidades.

Quais são as tendências do mercado?

Com as transformações digitais e a pandemia causada pela Covid-19, é evidente que houve mudanças nos hábitos de consumo da população e isso impacta diretamente o mercado, as formas de trabalho e as profissões em alta. Por isso, agora, é necessário acompanhar essas mudanças e aproveitar as novas tendências a fim de se construir uma carreira profissional promissora e de sucesso.

Home office

A quarentena forçou muitas empresas a adotarem o home office, porém, apesar de o trabalho remoto ter sido uma medida forçada, muitas organizações pretendem manter essa forma de trabalho mesmo após a pandemia.

Logo, para aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho atual, é importante se adaptar ao home office e aprender meios de ser produtivo nesse sistema de trabalho. Uma dica interessante é apostar em um curso semipresencial no ensino superior, uma vez que essa modalidade de ensino desenvolve competências fundamentais para o home office.

Competências comportamentais

As competências comportamentais ou soft skills são cada vez mais relevantes para a construção de uma carreira profissional bem-sucedida. Afinal, os recrutadores do mercado de trabalho atual estão sempre em busca de profissionais que demonstram habilidades de comunicação, criatividade, agilidade, adaptabilidade, inovação, autogestão, entre outras.

Contratação por projetos

Durante a pandemia, a contratação de profissionais por projetos tornou-se algo comum, e esse modelo de contratação deve ser cada vez mais explorado. Isso se mostrou muito eficiente em situações em que a empresa necessita de profissionais especializados para contribuir com ações e projetos pontuais do negócio.

Mais uma vez, essa é uma tendência que beneficia e abre portas para profissionais que contam com um diploma de graduação de nível superior. Afinal, os profissionais com curso superior são aqueles que têm conhecimento técnico para fazer a diferença e alcançar o sucesso dentro de um projeto.

o passo a passo das formas de ingresso

As profissões em alta

As circunstâncias do mercado de trabalho atual exigem profissionais cada vez mais qualificados e com capacidade para apontar novos caminhos e soluções, além de atender às principais demandas sociais, como o cuidado com a saúde física e mental. Por isso, as principais profissões em alta estão ligadas à gestão, tecnologia e saúde. Logo, é uma boa ideia investir em um curso superior dessas áreas.

Agora, leia este texto até o final e entenda como se preparar e aproveitar as novas tendências do mercado.

Como aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho atual?

Após compreender toda a situação do mercado de trabalho atual, não há dúvidas: é fundamental investir na qualificação profissional. Afinal, essa é a principal saída para fugir do alto índice de desemprego no Brasil, além de ser o caminho para aproveitar as ótimas oportunidades que surgem em meio a uma crise, bem como conquistar maiores salários.

Sendo assim, para aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho, especialmente no contexto atual, é imprescindível fazer a escolha certa da profissão que deseja seguir, prestar o vestibular e, então, iniciar os estudos do ensino superior. Além disso, após a conclusão da graduação, é importante que o profissional continue os estudos e se qualifique cada vez mais para continuar competitivo no mercado. Uma dica valiosa é apostar em uma pós-graduação e em cursos livres.

Vale ressaltar que quem faz faculdade em Campina Grande está preparado para construir uma carreira de sucesso e conta com as opções de curso presencial e semipresencial.

Dessa forma, está claro quais são as tendências do mercado e qual é o cenário para quem busca emprego no Brasil, bem como o que fazer para alcançar o sucesso profissional de acordo com as novas demandas do mercado de trabalho atual.

Faça a escolha certa para o seu futuro! Informe-se, agora mesmo, sobre as carreiras de sucesso: conheça os cursos que estão em alta!

CTA_Carreiras de sucesso_299x130px

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso