Unifacisa - mai 18, 2021

Graduação em Psicologia: em qual área seguir após a faculdade?

Após a conclusão do curso de graduação em Psicologia, o egresso pode escolher diversas áreas para se especializar e construir uma carreira. Portanto, se você pensa em se matricular em uma faculdade de Psicologia, saiba que uma das vantagens dessa profissão é que as opções de atuação profissional vão muito além do atendimento clínico.

Ou seja, o psicólogo conta com um mercado de trabalho amplo e diversas áreas de especialização que proporcionam um futuro profissional bastante promissor. Por isso, investir em um curso de Psicologia pode ser uma excelente ideia.

Sendo assim, entenda como é o mercado de trabalho para a área da Psicologia e conheça as carreiras mais promissoras para seguir após conquistar o diploma de psicólogo. Confira agora!

Como é o mercado de trabalho para a área da Psicologia

Diferentemente do que muitos acreditam, o trabalho do psicólogo não se limita ao atendimento clínico. Logo, existem diversas opções de especialização em psicologia, resultando em um mercado de trabalho bastante amplo e com muitas oportunidades.

Além disso, a demanda por profissionais formados em uma faculdade de Psicologia, bem como por profissionais com pós-graduação na área, é cada vez maior. Isso acontece porque, de acordo com uma pesquisa divulgada pela revista Veja, 86% dos brasileiros lidam com algum problema de saúde mental. Logo, esse dado demonstra a necessidade e a urgência de profissionais qualificados na área da psicologia.

Psicologia

Outros fatores relevantes que demonstram a ascensão e a ampliação das oportunidades profissionais para os psicólogos, são:

  • terapia mais acessível;
  • população mais consciente da necessidade dos cuidados com a saúde mental;
  • maior amplitude de vagas em áreas diferentes;
  • entendimento da importância estratégica da psicologia para os negócios;
  • aumento da demanda de estudos sobre o comportamento humano.

Dessa forma, é possível afirmar que o mercado de trabalho para psicologia tem crescido bastante e está aquecido no Brasil. Sendo assim, continue a leitura e entenda quais são as carreiras mais promissoras para quem faz graduação e/ou pós em Psicologia.

Leia também:


Carreiras promissoras para seguir após a graduação em Psicologia

São diversas as possibilidades de atuação profissional para quem faz um curso de Psicologia. Por isso, conheça, agora, algumas das carreiras mais promissoras para quem investe em uma graduação e especialização nessa área.

Psicologia Organizacional

O psicólogo ganha cada vez mais espaço no setor empresarial. Afinal, o profissional formado no curso de Psicologia é fundamental para tomadas de decisões estratégicas no ambiente de trabalho.

O profissional dessa área da Psicologia é responsável pela seleção, pelo desenvolvimento e pelo bem-estar dos colaboradores, bem como é capaz de propor possíveis melhorias no processo de trabalho, beneficiando a organização.

Sendo assim, as empresas buscam contratar cada vez mais profissionais com graduação e pós em Psicologia, logo, investir nessa área é bastante promissor.

Psicologia Esportiva

Para se ganhar competições, é necessário lidar com medos, ansiedades e conseguir manter a mente focada, a fim de superar os próprios limites. Por isso, além de treinar o corpo, um atleta também precisa treinar a sua mente, afinal, uma boa performance depende tanto de esforços físicos quanto psicológicos.

Por isso, a especialização em Psicologia na área esportiva oferece boas oportunidades profissionais, uma vez que atletas e equipes esportivas investem no acompanhamento psicológico para garantirem um bom desempenho em campeonatos.

Psicologia e Identidade de Gênero

Sem dúvidas, a importância das questões ligadas à identidade de gênero é um assunto em alta no Brasil e no mundo. Diante de diversos acontecimentos e notícias cotidianas, o interesse das pessoas pela área e a necessidade de se olhar para essas questões com cuidado e atenção são cada vez maiores.

Por isso, o profissional que faz graduação em Psicologia pode, após a conclusão do curso, aprofundar os seus conhecimentos sobre gênero e sexualidade por meio de uma pós em Psicologia nessa área. Dessa forma, é possível atender a uma boa parcela da população e construir uma carreira profissional promissora e extremamente necessária para a nossa sociedade.

Nova call to action

Psicologia Forense e Jurídica

O psicólogo que deseja atuar no ramo da psicologia forense e jurídica deve avaliar perfis criminológicos, fazer perícias, prestar consultoria em processos criminais, entre outras atividades relacionadas à área.

Esse campo também conta com diversas oportunidades de emprego, e o profissional que investe em uma especialização em Psicologia Forense e Jurídica, após a conclusão do curso de graduação, conta com uma carreira promissora.

Psicologia Hospitalar

O ambiente hospitalar, muitas vezes, exige a ajuda de um psicólogo para auxiliar os pacientes e os seus familiares, uma vez que situações de enfermidade podem abalar consideravelmente a saúde mental.

Por isso, é necessário um trabalho com médicos, enfermeiros e psicólogos para se formar uma forte rede de assistência ao bem-estar das pessoas enfermas, bem como proporcionar a recuperação da saúde física e mental dos pacientes.

Além disso, muitas vezes, os próprios profissionais da saúde precisam de um apoio psicológico. Sendo assim, os psicólogos são sempre muito bem-vindos no ambiente hospitalar.

A terapia do luto e a psico-oncologia são outras áreas da psicologia relacionadas a esse meio e também permitem a construção de uma carreira promissora e importante para a sociedade.

Psicologia Clínica

Ainda que a psicologia clínica não seja a única opção de carreira para quem se forma em uma faculdade de Psicologia, essa área é a mais conhecida e bastante promissora. Os profissionais que seguem por esse caminho realizam atendimentos individuais, em família ou em casal para auxiliar os pacientes no processo de compreensão, prevenção e alívio de sofrimento psicológico.

É importante enfatizarmos que, por meio da Resolução CFP 11/2018, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamentou o atendimento psicológico clínico online. Logo, a Psicologia Clínica proporciona uma atuação profissional de acordo com a tendência tecnológica mundial.

Sendo assim, está claro que quem opta por uma graduação em Psicologia conta com diversas possibilidades de atuação profissional e encontra um mercado de trabalho amplo e aquecido. Além do mais, também foi possível compreender algumas das áreas mais promissoras da psicologia.

Ficou interessado(a) e quer saber mais sobre essa profissão? Então, leia, agora mesmo, sobre faculdade de Psicologia: da teoria à prática, conheça!

Quero saber mais sobre o curso de Psicologia!

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso