Unifacisa - abr 7, 2021

Por que a tecnologia no mercado de trabalho está em ascensão?

A tecnologia no mercado de trabalho já não é mais uma tendência, é uma realidade. A transformação digital aconteceu — e ainda acontece — em todos os segmentos do mercado, especialmente em razão da pandemia provocada pelo Covid-19.

Não é à toa que o mercado de tecnologia é um dos setores com maior empregabilidade e com maior demanda por profissionais qualificados. Por isso, investir em um curso de graduação na área de TI é a garantia de uma rápida inserção no mercado de trabalho. Mas, por que isso acontece?

Leia este post e entenda qual é o impacto da tecnologia no mercado de trabalho e por que essa área está em ascensão, bem como quais são as tendências para o setor e como se qualificar profissionalmente para aproveitar as oportunidades que o mercado de tecnologia oferece. Confira agora!

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho

Com os avanços tecnológicos surgem novas soluções para um mercado mais produtivo e lucrativo, o que resulta em profundas transformações, como a extinção de determinados cargos e o surgimento de novas profissões.

Para compreender e visualizar esse cenário, basta pensar na Revolução Industrial em 1760. Afinal, a criação de máquinas substituiu funções que antes eram exercidas pelos trabalhadores, o que provocou demissões e extinção de cargos. Entretanto, o impacto da tecnologia também resultou no surgimento de novas profissões ligadas à criação, produção e manutenção desses novos recursos tecnológicos.

Porém, para estar do lado dos profissionais com maiores oportunidades no mercado de trabalho ao invés daqueles que perderam os seus empregos, é necessário investir em qualificação profissional. Isso porque, com novas tecnologias, é cada vez menor a demanda por profissionais que ocupam cargos considerados menos complexos, enquanto é cada vez maior a procura por profissionais qualificados. E o caminho para isso, claro, é o ensino superior.

Por isso, apostar em cursos de Sistemas de Informação e cursos de Jogos Digitais é uma excelente ideia para contar com uma carreira profissional bastante promissora e com ótimas perspectivas de futuro. Afinal, profissionais da área de TI são muito bem remunerados e têm um bom índice de empregabilidade.

Logo, o impacto da tecnologia no mercado de trabalho corresponde ao surgimento de novas profissões e maior demanda por profissionais qualificados e capazes de lidar com os recursos tecnológicos. Portanto, a importância do ensino superior é cada vez maior.

o passo a passo das formas de ingresso

A ascensão do mercado de tecnologia

As empresas são cada vez mais dependentes da automação proporcionada por ferramentas digitais. Dessa forma, o mercado de tecnologia está sempre em constante ascensão para atender às necessidades das empresas e startups. Além disso, o período de isolamento social, provocado pela pandemia do COVID-19, trouxe ainda mais relevância para os profissionais responsáveis pela transformação digital do mercado.

O resultado do trabalho de quem se forma em um curso de Sistemas de Informação está presente no nosso dia a dia: sites, e-commerces, aplicativos, jogos, aulas e reuniões online, softwares, entre outros. Por isso, esse profissional é tão essencial e o mercado de tecnologia não para de crescer.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado de TI deve criar 420 mil novas vagas até 2024. Porém, a estimativa é que, por falta de profissionais qualificados, 150 mil vagas não vão ser preenchidas. Ainda segundo a Brasscom, existe um déficit de 24 mil especialistas anualmente no Brasil.

Ou seja, sobram oportunidades para os profissionais de tecnologia no mercado de trabalho. Portanto, está claro que essa é uma profissão em ascensão e existe ainda muita margem para o crescimento e desenvolvimento da área no mercado.

As tendências da área de TI

A tecnologia provoca diversas transformações no mercado, como vimos neste texto. Por isso, o profissional da área de TI precisa estar atento às projeções e tendências que podem determinar o futuro do setor. A boa notícia é que, quando o assunto é tecnologia, as perspectivas são sempre animadoras, uma vez que a inovação contribui muito para a ascensão da tecnologia no mercado de trabalho.

Sendo assim, alguns segmentos para ficar de olho na área de TI são:

  • jogos digitais;
  • Inteligência das Coisas;
  • Inteligência Artificial;
  • assistentes virtuais e interação por voz;
  • privacidade dos dados.

Agora que está claro como é promissor o mercado de trabalho para quem investe em um curso de graduação na área de TI e quais são as tendências dessa profissão, entenda como se qualificar para aproveitar todas essas oportunidades. Continue a leitura! 

O ensino superior para quem quer trabalhar com tecnologia

Para quem deseja trabalhar com tecnologia, a Unifacisa oferece o curso de Sistemas de Informação e o curso de Jogos Digitais. Ambos os cursos contam com um Hub de Tecnologia no campus Itararé, um diferencial da instituição quando comparado com qualquer faculdade em Campina Grande. Três multinacionais da área de TI estão presentes no Hub, além do Laboratório de Tecnologia da Informação (LTI) da Unifacisa.

Curso de Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação da Unifacisa forma profissionais com base teórica e prática para atender o mercado nacional e internacional, abordando aspectos referentes aos impactos das novas tecnologias no homem, nas organizações e na sociedade. 

Portanto, o egresso está capacitado para conceber, desenvolver e implantar projetos de automação corporativos, bem como proporcionar melhorias nos processos de negócios.

Curso de Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais da Unifacisa tem como objetivo formar profissionais preparados para projetar, desenvolver e implantar jogos digitais para computadores, consoles, aparelhos móveis e internet, desenvolvendo aplicações em linguagens visuais e interativas.

Ambos os cursos são excelentes em seus corpos docentes, infraestrutura e metodologia de ensino, resultando em conceito 5 pelo MEC.

Sendo assim, devido ao impacto das transformações tecnológicas na sociedade e no mundo, é possível compreender por que a tecnologia no mercado de trabalho está em ascensão, bem como quais são as tendências na área. Portanto, a qualificação profissional por meio do ensino superior em tecnologia proporciona boas perspectivas de uma carreira bem-sucedida.

Aproveite as melhores oportunidades do mercado de trabalho! Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Unifacisa! Quero me inscrever!

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso