Unifacisa - mar 29, 2021

Dicas para ajudar a passar em qualquer processo seletivo

Fazer uma faculdade é muito importante para obter uma melhor qualificação no mercado de trabalho, um salário mais alto e boas perspectivas de um futuro profissional bastante promissor. Porém, para realizar o sonho de cursar o ensino superior, primeiro é necessário passar em um processo seletivo.

Por isso, aqueles que se dedicam aos estudos a fim de conquistar uma boa nota no vestibular ou no Enem, conseguem entrar na faculdade e alcançar assim o sucesso profissional.

Conheça as melhores dicas para passar em qualquer processo seletivo e garanta o seu ingresso em um curso de graduação. Confira agora!

Siga uma metodologia de estudo que combina com você

Nem sempre o que funciona para o seu amigo, vai funcionar para você também. Por isso, é importante se conhecer e entender qual é o melhor método de estudo para otimizar o seu aprendizado.

Será que você aprende melhor assistindo videoaulas ou lendo textos? Seu rendimento é maior quando você estuda sozinho ou quando estuda em grupo? Pense nessas e em outras questões e defina o que realmente funciona para o seu aprendizado. Então, siga a metodologia que mais combina com você.

Algumas sugestões são o uso de mapas mentais, elaboração de resumos, método Pomodoro, criação de fichas, filmes e documentários, entre outros.

VIDA acadêmica ser completa

Faça um bom planejamento

Um bom planejamento é a chave para passar em qualquer processo seletivo. Afinal, sem se planejar é muito difícil manter o foco e o rendimento na preparação para o Enem ou vestibular.

Portanto, defina quais são os seus horários de estudo, saiba quais matérias vão ser estudadas em cada dia e como você vai estudar (assistindo videoaulas, fazendo exercícios, criando resumos, etc).

Com um bom plano de estudos é muito mais fácil evitar a procrastinação e manter a concentração e a disciplina, algo essencial para conquistar um bom resultado nas formas de ingresso de um curso de graduação.

Além de uma excelente dica para o período de preparação para o processo seletivo de um curso de ensino superior, um bom cronograma de estudos também é fundamental para o sucesso da sua vida acadêmica.

Prepare o local ideal para os estudos

Uma dica muito valiosa é a preparação do local ideal para o seu momento de estudos. Afinal, é muito mais difícil se concentrar em um ambiente barulhento, cheio de distrações e sem os recursos que você precisa, não é mesmo?

Por isso, certifique-se de separar um ambiente calmo e quieto, longe de distrações e com tudo o que você precisa ao seu alcance. Uma biblioteca pode ser uma boa ideia!

Pratique com provas de processos seletivos anteriores

É possível encontrar na internet provas anteriores do Enem e dos vestibulares. Logo, uma boa prática é fazer os exercícios dos anos prévios como forma de treino. 

Isso é importante para avaliar o seu tempo de resposta para cada questão e conhecer o estilo do processo seletivo, além de conseguir conferir o gabarito e calcular o seu desempenho.

Use a tecnologia para entrar na faculdade

A tecnologia oferece diversos recursos úteis para otimizar a sua preparação para o vestibular e o Enem, como podcasts e videoaulas gratuitas. Então, conheça todas as ferramentas que você tem disponível e use-as para melhorar o seu desempenho nos estudos.

Confira a seguir dois aplicativos muito úteis para estudar.

Pomicro

O Pomicro é um aplicativo que ajuda a controlar o seu tempo de estudos com o objetivo de aumentar a sua concentração e melhorar a sua produtividade. O app foi desenvolvido de acordo com o método Pomodoro. Ou seja, a ideia é intercalar períodos de 25 minutos de atenção total com pausas de até 5 minutos de relaxamento.

Mecflix

O Mecflix é um aplicativo de estudos desenvolvido pelo governo brasileiro. Com a proposta de ajudar os estudantes que estão se preparando para o Enem ou vestibular, a plataforma conta com vídeos educativos que abordam todas as disciplinas que mais caem nos processos seletivos.

Esses são apenas alguns exemplos de recursos tecnológicos que podem ajudar você a entrar na faculdade, existem ainda muitos outros.

Mantenha-se atualizado

Estar atualizado é fundamental para um bom desempenho em processos seletivos do ensino superior. Afinal, tanto o vestibular quanto o Enem, desejam avaliar os seus conhecimentos dos fatos recentes do cotidiano.

Por isso, para um bom resultado nas provas, esteja sempre atento aos noticiários, jornais, revistas e programas de TV, a fim de entender o que está acontecendo na sociedade e em todo o mundo.

Livre-se da ansiedade provocada pelo processo seletivo

O período de preparação para o Enem e vestibular pode causar bastante ansiedade, o que gera falta de foco e concentração. Logo, se livrar dessa apreensão é fundamental para otimizar os seus estudos e não ter problemas de nervosismo na hora da prova.

Sendo assim, aposte em técnicas de respiração e exercícios de meditação para controlar a ansiedade e se manter calmo e com foco. Uma outra dica importante para acabar com a ansiedade é se permitir descansar e se distrair ao longo de toda a preparação para o processo seletivo, assim como ter boas noites de sono e se alimentar bem.

Esses simples cuidados com a sua saúde são essenciais para garantir o seu bom desempenho nos estudos e na prova. Portanto, não pense que você deve estudar incansavelmente e sem pausas para conseguir entrar na faculdade. Na verdade, é o oposto disso! Para alcançar bons resultados, em qualquer uma das formas de ingresso de um curso de graduação, as pausas e o cuidado com o corpo e a mente são indispensáveis.

Fazer uma faculdade garante competitividade no mercado de trabalho e um salário maior, entre outros benefícios. Dessa forma, é muito importante estudar para realizar o sonho de cursar uma faculdade em Campina Grande em um centro universitário de qualidade.

Por isso, anote todas as dicas deste texto e coloque-as em prática! Assim, você certamente vai conseguir um bom resultado no processo seletivo de um curso de graduação e construir um futuro profissional de muito sucesso.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto e garantir a sua vaga na faculdade? Então, leia, agora mesmo, o ‘Guia do vestibulando: o passo a passo das formas de ingresso!’

formas de ingresso

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso