Unifacisa - abr 22, 2021

Jogos Digitais: conheça o mercado no Brasil e no mundo

Antes de ingressar em um curso de graduação, é importante compreender como é o mercado de trabalho para o egresso do curso. Afinal, quem aposta em uma profissão com boas perspectivas no mercado, conta com um futuro promissor e com ótimas oportunidades para construir uma carreira profissional de sucesso. Sem dúvidas, esse é o caso de quem opta por uma faculdade de Jogos Digitais.

Com um mercado aquecido e em ascensão, quem trabalha com desenvolvimento de jogos digitais pode respirar aliviado ao pensar no futuro, pois não faltam oportunidades para esse profissional no Brasil e no mundo.

Mas, afinal, o que faz e quais são as áreas de atuação do profissional de Jogos Digitais e por que as perspectivas para essa profissão são tão otimistas? Leia até o final e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

O que faz o profissional de Jogos Digitais

Quem conclui o curso de Jogos Digitais se forma um profissional apto para projetar, desenvolver e implantar jogos para computadores, consoles, aparelhos móveis e internet. Portanto, ao longo do curso presencial, o estudante aprende as três grandes áreas do desenvolvimento de jogos digitais:

  • o design de games (roteiro, narrativa, gameplay, criação de personagens etc.);
  • a arte aplicada (arte 2D, 3D, animação etc.);
  • a programação.

Com esses conhecimentos, o profissional de Jogos Digitais é capaz de fazer diagnósticos e propostas com foco no mercado, desenvolver aplicações em linguagens visuais e interativas e utilizar conceitos e recursos de interatividade em aplicações lúdicas e softwares.

Nova call to action

Dessa forma, o profissional da área trabalha diretamente na produção dos games. Além disso, o tecnólogo em Jogos Digitais pode ser o responsável por uma parte específica do desenvolvimento dos jogos ou pode ser o gestor de todo o projeto.

Agora que está claro o que faz o tecnólogo em Jogos Digitais, entenda quais são as diferentes áreas de atuação desse profissional no mercado de trabalho. Continue a leitura!

As áreas de atuação para quem se forma no curso de Jogos Digitais

As possibilidades de atuação para o profissional de Jogos Digitais são muitas, isso porque o tecnólogo da área pode assumir diferentes funções em um mercado bastante amplo. A seguir, veja uma lista de cargos e de setores em que o egresso da faculdade de Jogos Digitais pode atuar.

As diferentes funções do profissional de Jogos Digitais

Ao concluir o curso, o egresso pode desempenhar diferentes funções no processo de desenvolvimento de jogos digitais. Confira alguns exemplos!

Game designer

O game designer é o profissional responsável pela execução da ideia e do projeto geral, por isso, é quem deve garantir que o jogo vai ser divertido, desafiador e interessante. Sendo assim, o game designer atua em todas as etapas da produção, desde a ideia inicial e a definição de regras até os testes finais.

Programador

O programador deve cuidar dos comportamentos e movimentos dos personagens, ou seja, é quem desenvolve instruções lógicas do jogo digital utilizando os seus conhecimentos em programação.

Produtor de jogos

O produtor é o profissional que ocupa um cargo de gerência e supervisiona toda a produção de um jogo. Sendo assim, é o responsável por distribuir tarefas, prazos e outras questões importantes para a conclusão do projeto.

E existem, ainda, outras funções para o tecnólogo de Jogos Digitais, como cuidar da sonorização e da arte do game. Ou seja, as possibilidades de atuação para o profissional da área são muitas. Além disso, ainda é possível contar com um mercado de trabalho amplo, como veremos a seguir.

Leia também:

Os diferentes setores do mercado de trabalho para quem faz faculdade de Jogos Digitais

Engana-se quem acredita que o profissional de Jogos Digitais só atua no setor de entretenimento. A verdade é que esse profissional é cada vez mais requisitado em diversos segmentos do mercado de trabalho.

Alguns exemplos são: a área educacional, por meio de jogos pedagógicos; a área empresarial, por meio da gamificação para treinamento de funcionários; e até mesmo as áreas de comunicação, produção de websites, agências de publicidade, entre outras.

Por isso, o tecnólogo em Jogos Digitais é cada vez mais necessário no mercado de trabalho, e a procura por profissionais qualificados na área é cada vez maior, assim como o salário é cada vez mais alto.

Jogos Digitais e o mercado de trabalho

O mercado de jogos digitais já estava em ascensão, porém a pandemia causada pelo Covid-19 impulsionou ainda mais o crescimento desse setor. A Newzoo, empresa especializada em pesquisas do mercado de jogos digitais, previu um faturamento de mais de 159 bilhões de dólares em 2020. Entretanto, após a pandemia, a projeção do faturamento aumentou em mais de 15 bilhões de dólares, atingindo a incrível marca de US$ 174.9 bilhões.

Nova call to action

Além disso, a perspectiva é que a indústria de games continue crescendo e gere um faturamento de US$ 217.9 bilhões em 2023. É claro que, com o grande e constante crescimento do setor e as perspectivas tão promissoras, investidores são atraídos, empregos são gerados e a necessidade de profissionais de Jogos Digitais no mercado de trabalho é cada vez maior.

Portanto, é seguro afirmarmos que a indústria de games cresce em meio à pandemia e a qualificação profissional é um diferencial no mercado. Logo, quem se qualifica e trabalha com o desenvolvimento de jogos digitais tem um salário atraente e conta com um mercado de trabalho aquecido no Brasil e no mundo. Sendo assim, é verdade que quem investe em um curso de graduação na área desfruta de ótimas perspectivas de carreira.

Vale ressaltarmos que uma forte tendência do setor é o trabalho home office, o que permite a contratação por empresas de qualquer região do país e até mesmo por empresas estrangeiras. Dessa forma, quem se forma no curso de Jogos Digitais pode receber salário em dólares ou euros, por exemplo.

Logo, o mercado de Jogos Digitais, no Brasil e no mundo, é bastante promissor e proporciona uma carreira profissional bem-sucedida para quem faz um curso na área. Além do mais, o mercado de trabalho é amplo e oferece diversas possibilidades de atuação.

Para descobrir mais sobre a graduação na área, leia o nosso post: Quer fazer Jogos Digitais? Conheça mais sobre o curso!

Quero conhecer o curso de Jogos Digitais!

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso