Unifacisa - mai 27, 2021

Mercado de trabalho em odontologia: conheça as 5 tendências!

Antes de realizar a matrícula em um curso de odonto, é muito importante entender como está o mercado de trabalho em odontologia e quais são as principais tendências da profissão. Dessa forma, é possível compreender se investir em um diploma de ensino superior nessa área é o ideal para você alcançar o sucesso profissional que deseja.

Quem entende, desde a graduação, quais são as tendências do mercado consegue aproveitar as maiores oportunidades e desenvolver habilidades relevantes para a construção de uma carreira bem-sucedida.

Por isso, leia este post até o final e descubra como está o mercado de trabalho em odontologia e quais são as 5 principais tendências para os profissionais da área. Confira agora!

Cronograma de estudos

Como está o mercado de trabalho em odontologia

Os egressos do curso de Odontologia ocupam uma função essencial na sociedade, uma vez que são responsáveis pela promoção e a prevenção da saúde bucal de toda a população. Logo, a prática odontológica está sempre em alta no mercado de trabalho.

A profissão de odontologia pode ser exercida tanto na rede privada quanto em órgãos públicos, sendo possível atuar em clínicas odontológicas, em consultórios de terceiros, como autônomo ou seguir carreira acadêmica. Portanto, não faltam oportunidades de trabalho para quem conclui a faculdade de Odontologia em Campina Grande.

Além disso, como veremos com mais detalhes até o final deste texto, os avanços tecnológicos e os novos estudos criam novas tendências para os dentistas e aumentam a sua essencialidade para a sociedade. Logo, apostar em uma especialização é uma dica valiosa para aumentar os ganhos com a profissão e aproveitar, ao máximo, as possibilidades da promissora área de odontologia. Dessa forma, o profissional conta com um currículo mais competitivo e pode se beneficiar das principais tendências do mercado de trabalho.

Sendo assim, devido à grande importância do dentista para a saúde humana, as diferentes especializações e os avanços da profissão, o mercado de trabalho em odontologia é bastante consolidado e garante estabilidade financeira e profissional para quem investe em um curso de odonto.

Continue a leitura e saiba quais são as principais tendências na profissão de odontologia e descubra como aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho da área. Leia até o final!

Leia também:

Nova call to action

As 5 principais tendências na profissão de odontologia

Com o avanço tecnológico e novos estudos na área da odontologia, o dentista pode aumentar o seu leque de especialidades e funções para a sociedade. Ou seja, o profissional formado no curso de odontologia não é requisitado apenas para consultas rotineiras, mas também para realizar procedimentos estéticos, melhorar a qualidade de vida das pessoas utilizando novos recursos, realizar e analisar exames com maior precisão, entre outros. Por isso, o dentista é um profissional cada vez mais procurado.

Confira, a seguir, as 5 principais tendências do mercado de trabalho para o egresso da faculdade de odontologia em Campina Grande.

Odontologia estética

A odontologia estética é uma forte tendência do mercado de trabalho em odontologia. O número de pessoas que procuram dentistas especializados nessa área é cada vez maior. Afinal, o cuidado com a aparência é importante para a autoestima e o bem-estar dos pacientes.

Veja alguns exemplos de procedimentos realizados por profissionais que seguem carreira em odontologia estética:

  • clareamento dentário;
  • botox;
  • cirurgias para mudar o posicionamento da gengiva;
  • facetas de porcelana;
  • lentes de contato.

Transformação digital na área da odontologia

A transformação digital se mostra como uma grande tendência na área da odontologia, por isso, hoje, é possível contar com plataformas que possibilitam consultas a distância, maior facilidade na troca de informações entre dentistas, impressões 3D, entre outros. Portanto, quem investir em um curso de odontologia deverá estar atento a essas mudanças e oportunidades.

Confira algumas das principais tendências tecnológicas na odontologia:

  • laudo a distância;
  • anestesia eletrônica;
  • prontuários digitais.

Radiologia odontológica e imaginologia

O profissional especializado em radiologia odontológica e imaginologia é responsável por analisar, de forma bastante detalhada e precisa, as imagens da anatomia da face obtidas por meio de exames odontológicos.

Essa área de atuação é muito importante, pois atende a diversas outras especialidades odontológicas, uma vez que o exame de imagem permite ao dentista de qualquer outra especialização planejar o tratamento adequado. Por isso, quem segue carreira nessa área da odontologia aprende a dominar as técnicas de radiologia intra e extrabucais com o objetivo de interpretar e definir diagnósticos.

Implantodontia

Esse é o segmento da odontologia responsável por implantes dentários, um procedimento que permite uma maior qualidade de vida para aqueles que perderam um ou mais dentes. A busca por um sorriso perfeito e pelo bem-estar é cada vez maior, logo, quem quer se destacar no mercado de trabalho pode apostar sem medo nessa especialização que está em alta.

O tratamento envolve várias etapas, e, em alguns casos, existe, até mesmo, a necessidade do enxerto ósseo. Por isso, o implantodontista trabalha com cirurgias e vê a sua área crescer cada vez mais com a evolução tecnológica.

Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial

O egresso do curso de odonto que desejar seguir carreira na área de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial deve trabalhar em ambiente ambulatorial ou hospitalar, sendo o profissional responsável por realizar procedimentos cirúrgicos em casos de traumas de face. Por isso, é a especialidade ideal para quem almeja realizar cirurgias mais complexas.

Alguns exemplos de traumas de face e cirurgias são:

  • defeitos de nascença;
  • tumores de boca;
  • anomalias faciais (como maxilar e mandíbula assimétricos);
  • enxertos para substituição de ossos;
  • reconstrução da face.

Portanto, o egresso da faculdade de odontologia em Campina Grande conta com um mercado de trabalho consolidado, além de diversas opções de áreas de atuação, tendências e oportunidades profissionais.

Sendo assim, está claro como está o mercado de trabalho em odontologia e quais são as 5 principais tendências dessa profissão. Logo, é possível decidir se esse é o curso de ensino superior ideal para o seu sucesso profissional e, a partir disso, desenvolver, desde a graduação, as habilidades necessárias para aproveitar as tendências do mercado.

Quer seguir carreira em odontologia e aproveitar as tendências do mercado? Então, descubra, agora mesmo, como escolher uma faculdade de odontologia em Campina Grande!

Quero saber como escolher uma faculdade de Odonto!

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso