Unifacisa - mai 31, 2021

Fisioterapia: dos fundamentos básicos à prática profissional

Para ser um bom profissional de Fisioterapia, é importante dominar conhecimentos teóricos e práticos, afinal, após o período de estudos e preparação profissional no ensino superior, o egresso deve se sentir seguro para realizar a prática profissional.

Por isso, o estudante que conta com uma instituição de ensino capaz de proporcionar os conhecimentos teóricos e práticos da Fisioterapia, além de uma infraestrutura completa para aperfeiçoar as habilidades do exercício da profissão, consegue se destacar no mercado de trabalho e construir uma carreira profissional bem-sucedida.

Logo, para compreender como desenvolver os fundamentos básicos e a prática da profissão para se tornar um excelente fisioterapeuta, entenda quais são as matérias da Fisioterapia, qual a importância da infraestrutura de uma instituição de ensino e quais são os diferenciais de um bom curso de nível superior na área. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Blog_E-book_Fisioterapia

Quais são as matérias da Fisioterapia?

O fisioterapeuta é um profissional que atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças e incapacidades, bem como no tratamento e na reabilitação do paciente. Portanto, para conquistar o sucesso na área, é fundamental contar com uma formação generalista e humanista, capaz de desenvolver competências críticas e reflexivas para atuar em todos os níveis de atenção à saúde.

Além disso, é importante que as matérias da Fisioterapia consigam formar um profissional diferenciado, inovador e empreendedor, a fim de atender às demandas do mercado de trabalho.

Sendo assim, confira, a seguir, algumas das disciplinas do curso de Fisioterapia em Campina Grande:

  • Fundamentos de Fisioterapia;
  • Anatomia do Aparelho Locomotor;
  • Neuroanatomia Funcional;
  • Psicologia em Saúde;
  • Exercícios Terapêuticos;
  • Traumatologia, Ortopedia e Reumatologia;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Recursos Terapêuticos Manuais;
  • Administração em Fisioterapia;
  • Estágio Supervisionado em Prática Fisioterapêutica.

Portanto, as disciplinas da grade curricular da faculdade de Fisioterapia da Unifacisa, tanto do curso presencial quanto do curso semipresencial, são eficientes em proporcionar o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para o sucesso do fisioterapeuta. Dessa forma, a grade curricular proporciona um equilíbrio entre os conhecimentos teórico e prático da profissão, a fim de formar profissionais aptos para atuar no mercado de trabalho.

Agora que você já conhece algumas das matérias da Fisioterapia, entenda qual é a importância da infraestrutura da instituição de ensino e como o curso de graduação pode desenvolver a prática profissional. Confira!

Leia também:

o passo a passo das formas de ingresso

A importância da infraestrutura da instituição de ensino para a prática da Fisioterapia

Por se tratar de um curso da área da saúde, é fundamental que os alunos do ensino superior possam usufruir de laboratórios bem equipados e outras facilidades que possibilitem o aprendizado prático da profissão. Afinal, além de uma excelente base teórica, o estudante precisa aprender a aplicação e execução das atividades da Fisioterapia.

Dessa forma, a instituição de ensino deve ter uma infraestrutura completa que permite ao aluno o estudo teórico-prático da profissão. Ou seja, o estudante deve aprender, durante essa modalidade de ensino superior, como realizar um diagnóstico fisioterapêutico e fazer os tratamentos adequados; para isso, é necessário que tenha acesso a laboratórios e clínicas durante o curso de graduação.

Vale ressaltarmos que faz parte do exercício da profissão a aplicação de massagens, o acompanhamento de exercícios físicos, os tratamentos à base de frio e calor, os exercícios na água etc. Tudo isso exige um estudo prático em um local adequado para a realização dessas atividades. Logo, uma boa infraestrutura é essencial para uma faculdade de Fisioterapia.

Mas além da infraestrutura para as atividades práticas, a instituição também deve proporcionar ao aluno um bom ambiente para o aprendizado teórico. Logo, as salas de aula devem ser modernas e confortáveis, assim como todo o campus.

Sendo assim, conheça os diferenciais do curso de Fisioterapia em Campina Grande e entenda como uma boa instituição de ensino pode fazer toda a diferença na sua formação profissional. Leia até o final!

Os diferenciais do curso de Fisioterapia em Campina Grande

O curso presencial e semipresencial de Fisioterapia da Unifacisa oferecem uma formação profissional diferenciada. Isso acontece porque o curso tem uma metodologia de ensino própria e atividades teórico-práticas desde o primeiro período, além de um corpo docente altamente qualificado e comprometido.

A Unifacisa conta com laboratórios modernos, inovadores, com Realidade Virtual e Simuladores, Clínica Escola Multidisciplinar de referência e diversas outras facilidades. Por isso, a infraestrutura do Centro Universitário é, sem dúvidas, um potencializador para o sucesso profissional dos alunos.

Portanto, um diferencial que merece ser destacado é a inserção do aluno no ambiente prático por meio de tecnologia de ponta e simulação realística em laboratórios virtuais e hospital simulado com robôs com reações semelhantes às humanas, bem como outras tecnologias e facilidades que asseguram a formação de profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes que se destacam no mercado de trabalho.

Mas não é só isso! O curso de Fisioterapia em Campina Grande também conta com parcerias e convênios para garantir maiores oportunidades de aprendizado prático, além do estímulo à pesquisa e extensão. 

Portanto, a infraestrutura moderna e completa, o corpo docente capacitado, as metodologias próprias e atuais, o estímulo e fomento à pesquisa e extensão e o incentivo à inovação e ao empreendedorismo são destaques para a formação do egresso do curso de Fisioterapia da Unifacisa.

Dessa forma, quem conquista o diploma de ensino superior no curso de Fisioterapia em Campina Grande garante uma formação generalista e humanista, com capacidade para atender às demandas do mercado de trabalho com uma visão inovadora e empreendedora, com excelentes habilidades práticas para atuar na promoção da saúde, bem como na prevenção, no tratamento e na reabilitação de doenças e incapacidades.

Sendo assim, para que os estudantes de Fisioterapia possam aprender os fundamentos teóricos básicos e a prática profissional, é necessário uma grade curricular e uma metodologia de ensino que proporcionem um aprendizado teórico-prático, além de uma infraestrutura capaz de promover as habilidades práticas do dia a dia da profissão.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a faculdade de Fisioterapia? Então, leia, agora mesmo, o e-book do curso de Fisioterapia!

Fisioterapia

Escrito por Unifacisa

    o passo a passo das formas de ingresso
    Aulas síncronas: o guia de orientações para o estudo em casa
    Guia da carreira medicina o passo a passo do seu sucesso