Unifacisa - jun 11, 2021

Trabalhar e estudar: 6 dicas manter o foco e obter resultados

Muitas pessoas desejam se dedicar aos estudos para conseguir uma maior qualificação profissional, porém, devido à necessidade do trabalho, acreditam não ser possível iniciar um curso de ensino superior. Se você pensa dessa forma, saiba que você está enganado!

Ainda que seja um desafio, estudar e trabalhar são tarefas completamente possíveis se você souber como conciliar as duas coisas. Por isso, com as dicas certas, você pode seguir com o seu sonho de conquistar um diploma de ensino superior e alcançar o sucesso profissional.

Continue a leitura e conheça as 6 melhores dicas de como estudar e trabalhar com alto desempenho, a fim de realizar o seu sonho da graduação e construir uma carreira bem-sucedida. Confira agora!

Prepare um ambiente livre de distrações

O local em que você estuda é um fator determinante para você manter o foco e obter resultados. Por isso, é importante escolher bem o seu ambiente de estudos e garantir que será um espaço livre de distrações.

Sendo assim, prepare um local organizado, arejado, confortável e bem iluminado, sem televisão ou dispositivos eletrônicos por perto; se possível, deixe o celular fora do seu campo de visão ou até mesmo desligado.

Essa dica é muito importante, afinal, após um longo dia de trabalho, é difícil se manter concentrado, então, você vai precisar estar imerso em um ambiente que contribui para o seu foco e facilite o seu processo de estudos, mesmo após o horário de expediente.

Crie uma rotina de estudos

Uma dica que vale ouro é a criação de uma rotina de estudos, pois, a partir dela e de um cronograma, é possível otimizar ao máximo o seu tempo, evitar procrastinação e potencializar os seus resultados.

Por isso, defina e siga uma rotina de estudos, com hora para começar e terminar, a fim de condicionar o seu cérebro a manter o foco nesse período. Não deixe de incluir metas, objetivos e pequenas recompensas na sua rotina. Dessa forma, você vai conseguir acompanhar o seu progresso e se manter motivado.

Não deixe de descansar para trabalhar e estudar com energia

Ainda que a vontade de conquistar um ótimo desempenho nos estudos e no trabalho seja grande, é fundamental respeitar os seus limites. Logo, mantenha o seu sono regulado, descanse sempre que necessário e procure atividades para se distrair.

Esse conselho vale para o dia a dia da sua rotina de trabalho, de estudos e, também, para os dias anteriores à prova, afinal, é um grande erro estudar até a exaustão antes de algum exame. O ideal é dormir bem e manter a mente e o corpo descansados para aumentar o nível de concentração.

Além disso, descansar e se sentir bem fisicamente evitam a ansiedade e preservam a saúde, dois fatores essenciais para manter o foco e a concentração. Logo, descansar é uma excelente dica de como conciliar trabalho e estudo.