Unifacisa - jun 15, 2021

Quais as melhores áreas da medicina para seguir? Confira!

A profissão de médico é extremamente necessária para toda a sociedade e conta com diversas áreas e especializações para cuidar de todos os aspectos da saúde humana. Logo, quem opta por um curso de medicina pode escolher diferentes áreas de atuação.Se você quer seguir carreira médica, mas está em dúvidas sobre qual das áreas da medicina escolher, então, este post é para você! Afinal, o curso de medicina é só o primeiro passo dessa profissão, sendo muito comum que o aluno inicie uma especialização logo após a conquista do diploma de graduação.

Dessa forma, conhecer algumas das melhores áreas da medicina é importante para o estudante, a fim de que possa estruturar, desde a faculdade, a sua carreira profissional. Por isso, continue a leitura e conheça as melhores opções para a sua residência médica. Confira agora!

Cardiologia

A Cardiologia é a especialização médica que se dedica aos estudos e aos cuidados de um dos principais órgãos do corpo humano: o coração. Os cardiologistas são bastante requisitados no mercado de trabalho, uma vez que doenças cardíacas são bastante comuns, e sem um bom acompanhamento médico, podem resultar no óbito do paciente.

Por isso, essa é uma das principais áreas médicas e proporciona uma carreira médica de sucesso para quem se dedica a ela. Um dado relevante é que a média salarial para quem conclui a residência médica em Cardiologia é de R$ 15.000,00 por mês.

Cirurgia plástica

Com o crescente cuidado com a estética e o surgimento de novas tecnologias, a busca por procedimentos de cirurgia plástica é cada vez maior no Brasil. Alguns exemplos desses procedimentos são: aumento das mamas, lipoaspiração e rinoplastia.

Entretanto, engana-se quem acredita que o trabalho do cirurgião plástico é voltado apenas para a busca de um ideal de beleza. Afinal, quem segue carreira nessa área da medicina também realiza cirurgias reparadoras com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, em casos como de quem sofreu queimaduras graves ou nasceu com lábio leporino.

Sendo assim, essa é uma área bastante promissora e está em alta no mercado de trabalho. A média salarial de um cirurgião plástico é de R$ 13.000,00 por mês.

Geriatria

A Geriatria é a especialidade médica com foco nos idosos. Devido ao aumento da expectativa de vida no Brasil, essa é uma das melhores áreas da medicina para seguir no país.

Quem deseja fazer residência médica na área da Geriatria deve estar preparado para estudar a prevenção e o tratamento de doenças, além das incapacidades específicas dessa faixa etária, bem como trabalhar para proporcionar medidas a fim de garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos.

Após concluir a graduação de medicina em Campina Grande, a Geriatria é uma excelente opção de especialização para quem deseja construir uma carreira médica promissora. A média salarial do geriatra é de R$ 7.452,60 por mês.

Infectologia

O infectologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças infecciosas, ou seja, doenças causadas por microorganismos, como vírus, bactérias e fungos. Sem dúvidas, essa é uma das áreas da medicina que ganhou grande destaque devido à pandemia causada pela Covid-19.

O egresso da faculdade de medicina que decidir seguir carreira médica na área de infectologia vai estudar infecções hospitalares, infecções sexualmente transmissíveis, reações do sistema imunológico etc.

A média salarial do infectologista é de R$ 13.000,00 ao mês.